Acordo sobre dívida russa com aliados da Primeira Guerra segue indefinido

Acordo sobre dívida russa com aliados da Primeira Guerra segue indefinido

Correio do Povo do dia 16 de março de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A delegação da Rússia na Conferência não conseguiu construir um acordo.

publicidade

Conferencia de Genova - Parece impossivel chegar a accordo sobre a Rússia

Genova, 14 - Ficou praticamente assentado que a Conferencia economica será convocada para se reunir novamente, a 15 de junho em Haya, afim de então ser discutida a questão russa. Esse plano é, porém, ainda é um tanto vago. Parece que a suspensão temporaria da Conferencia está dependendo da decisão dos Estados Unidos sobre o novo convite para a sua participação nos trabalhos e da circunstancia de não poderem ser aplainadas as divergencias surgidas entre francezes e inglezes a respeito da Russia. Foi constituido um comité de peritos que continuaria a occupar-se das questões das dividas dos russos aos alliados, da propriedade privada na Russia e dos creditos.

DIVERSAS

Falta de aula - Moradores da povoação de Tapes, municipio de Dôres de Camaquam, queixam-se de que, ha cerca de dez annos, não funcciona ali uma aula publica. Dado o progresso a que attingiu aquella localidade, quer commercial, quer agricola, essa falta tem accentuado embaraços aos moradores que se vêm privados de educar os seus filhos. Nesse sentido foi enviado um memorial aos poderes competentes.

“Farrapo” - Deverá circular, no proximo sabbado, á tarde, o primeiro numero de um pamphleto hebdomadario intitulado “Farrapo” e que obedecerá a direcção dos nossos collegas Dyonelio Machado, dr. Theophilo Borges de Barros e De Souza Junior. 

Reclamação - Moradores da rua Alvaro Chaves, proximo á da Almirante Tamandaré, queixam-se contra um grupo de individuos que ali se reune diariamente, jogando osso. Os jogadores alem de fazer grande algazarra, ás vezes promovem conflictos , sendo que a policia ali poucas vezes apparece. 

Criação de cobaias - Apezar de sua origem ser brasileira, a cobaia, ou porquinho da India, é pouco criada no Brasil. Entretanto é um animal de facil criação e que merece todas as attenções pelos criadores pelos lucros que pode trazer. É portanto, louvavel a iniciativa da “Chacaras e Quintaes”, que ensina a criação de cobaias.

TELEGRAMMAS

A repressão do contrabando e os negocios pastoris

Bagé, 15 - Fazendeiros deste municipio e dos demais da fronteira, têm ultimamente vendido os seus gados. Devido as medidas tomadas para a repressão do contrabando, esta se tem feito effectiva, resultando as xarqueadas e frigorificos comprarem gados no Brasil. Os fazendeiros mostram-se satisfeitos por irem tendo collocação os seus gados, embora os preços sejam inferiores da safra passada. 

A questão de fronteiras entre o Peru e o Equador 

Lima, 15 - Annuncia-se que, em breve, será firmado um accordo entre o Peru e o Equador, pelo qual os dois paizes solicitarão ao presidente Harding a sua interferencia no sentido de ser solucionado o litigio das fronteiras, peruano e equatoriano. 

A questão Tacna e Arica 

Washington, 15 - Inaugurar-se-á hoje, aqui, a conferencia chileno-peruana que vae decidir a questão de Tacna e Arica, resultante da execução do tratado de Ancon. As duas delegações se recolherão em uma conferencia.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de maio na história

1905 - Nasce o ator Henry Fonda. 
1929 - Primeira festa de entrega do Oscar, em Hollywood.
1943 - Os judeus são massacrados no Gueto de Varsóvia, na II Guerra.
1986 - Chefes militares da Guerra das Malvinas são condenados á prisão, na Argentina.
1990 - Morre o cantor e ator Sammy Davis Jr.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895