Fazendeiros fundam Liga Nacional de Uruguaiana para combater o contrabando de gado

Fazendeiros fundam Liga Nacional de Uruguaiana para combater o contrabando de gado

Correio do Povo do dia 11 de maio de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O combate ao contrabando de gado deu origem a uma Liga de Fazendeiros.

publicidade

A Liga Nacional de Uruguayana

Na fundação definitiva da Liga Nacional, organizada entre os fazendeiros de Uruguayana, para auxiliar as autoridades fiscaes no combate ao contrabando do gado na fronteira, registramos mais um acto de iniciativa dos nossos estancieiros e uma prova evidente de que elles já vão reconhecendo as vantagens positivas da acção conjuncta para a defesa dos interesses da sua classe, sobre a velha usança perniciosa de tudo esperarem pela iniciativa e da acção dos governos. A Liga dos fazendeiros surge, justamente, no momento opportuno, em que mais se fazia sentir a sua falta, quando a sanha dos fraudadores do fisco, poderosos e influentes, atinge o auge da sua força. 

DIVERSAS 

Viação Ferrea - Veranistas e moradores do Capão do Leão, municipio de Pelotas, queixam-se, e com razão da falta, na estação dali, de uma sala de espera que os livre da intemperie, nas occasiões de chegada e sahida de trens. Aquelle local é bastante povoado e todos sabem o quanto é avultado o numero daquelles que o procuram para villegiatura, o que garante um grande e constante movimento de passageiros aos trens de viação. Entretanto, estes são esperados para o embarque, sob o frio e a chuva, porque ali não ha senão um simples alpendre, que nada defende, exposto, como está, ás rajadas do sul e do pampeiro, diz o jornal de Pelotas.

O “raid” Lisboa-Rio - Em Pelotas, realisou-se no Congresso Portuguez, uma reunião da colonia portugueza dali, para tratar das homenagens que serão prestadas aos heroicos aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho, por occasião da sua chegada ao Rio de Janeiro. Na reunião estiveram presentes todos os presidentes das associações portuguezas e membros da colonia, bem como o sr. Lino Saraiva de Oliveira, vice-consul, que presidiu os trabalhos. Foi resolvida a realisação de uma grande sessão civica, que terá logar no Theatro 7 de Abril, alem de outas festas de caracter popular. No dia da chegada dos aviadores á capital federal, as fábricas apitarão. 

TELEGRAMMAS

Appreensão de uma tropa procedente do Uruguay 

Jaguarão, 10 - O sr. João Mauricio Ribeiro, administrador da Mesa de Rendas Federaes, appreendeu, hontem, uma tropa de 190 rezes, procedente do Uruguay. 

O raid aereo Lisboa Rio 

Rio Grande, 10 - Reune-se amanha a colonia portugueza aqui domiciliada, afim de tratar dos meios de commemoração do feito dos aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho. Será convidado para essa reunião o intendente municipal. Entre as idéas que serão suggeridas conta-se a da confecção de uma placa metallica representando a caravella de Pedro Alvares Cabral, descobrindo o Brasil, e o hydro-avião daquelles aviadores saudando o Brasil. Essa placa deverá ser collocada numa praça publica. 

Adhesoes á Liga Nacional de Uruguayana 

Uruguayana, 10 - A Liga Nacional de Uruguayana fundada para combater o contrabando de gado, tem recebido numerosas adhesões de fazendeiros deste e de outros municipios.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 11 de maio na história

1904 - Nasce o pintor Salvador Dali.
1910 - Passagem do cometa Halley.
1927 - Fundação da Academia de Cinema de Hollywood.
1949 - A ONU admite Israel.
1979 - Eunice Michiles é a primeira mulher a assumir no Senado do Brasil.
1981 - Morre o cantor e compositor jamaicano Bob Marley.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895