Decisão da Liga das Nações desagrada a jornais alemães

Decisão da Liga das Nações desagrada a jornais alemães

Correio do Povo do dia 25 de outubro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Alemães protestam contra a decisão da Liga das Nações.

publicidade

A questão silesiana

Os jornaes allemães condemnam a decisão da Liga das Nações 

Berlim, 24 - Os commentarios dos jornaes são uniformemente hostis á decisão da Liga. Todos os orgãos da opinião condemnarao o veridictum do Conselho supremo, embora a maioria se abstenha de animar o governo a adoptar qualquer medida precipitada.

Bruxellas, 24 - A legação polaca nesta capital tornou público que os destacamentos de Selbstscputz se preparam para entrar na região occidental plebiscitaria, tendo feito disparos contra as aldeias polacas da outra margem de Oder. As tropas francesas intervieram aprisionando dois e numerosas munições.

DIVERSAS

Julio de Castilhos - Passou, hontem, mais um anniverario da morte de Julio de Castilhos, fundador do partido republicano rio-grandense. Pela manhã, o seu tumulo, no cemiterio da Santa Casa, amanheceu ornamentado de flores e folhagens. Como nos annos anteriores, o partido republicano fez uma romaria ao monumento de Julio de Castilhos, erecto na praça Marechal Deodoro. Muito povo ali affluiu, vendo-se representantes de todas as classes sociaes, além de grande numero de alumnos de varios estabelecimentos de ensino, sendo que os da Escola Complementar e do “Collegio Fernando Gomes” cercavam o monumento. Antes de começar a commemoração, isto é, pouco depois das 16 horas, os deputados estadoaes, depois de reunidos no edificio da Assembléa dos Representantes, foram ao palacio do governo, afim de buscar e acompanhar o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, ate a praça Marechal Deodoro, Terminadas as solemnidades, as alumnas da Escola Complementar, acompanhadas por uma banda de musica da Brigada, cantaram. Os collegios desfilaram pela frente do monumento do dr. Julio de Castilhos, seguindo para os respectivos estabelecimentos. Cerca das 17 1/2, terminava a commemoração promovida pelo partido republicano local ao seu extincto chefe.

TELEGRAMMAS

O problema russo 

Londres, 24 - Os jornaes publicam telegrammas de Varsovia noticiando que forças bolchevistas atravessaram a fronteira da Polonia. 

A revolução em Portugal 

Lisboa, 24 - Desde a proclamação da lei marcial tem sido mantida a mais perfeita ordem em todo o paiz. O presidente da Republica offereceu á familia do sr. Antonio Granjo um mausoléo para os restos mortaes do ex-chefe do governo, mas a viuva solicitou permissão para enterrar o corpo do marido em uma aldeia do norte de Portugal, tendo já sido transportados para Chaves os seus despojos. O governo deplorou os acontecimentos sanguinarios e propôz que os funeraes das victimas fossem cercados de todas as honras, mas as respectivas familias, desejam que os enterramentos sejam feitos na maior saimplicidade. O governo condemna energicamente o assassinato do sr. Antonio Granjo e outros politicos e fará iniciar immediatamente investigações para apurar responsabilidades e punir os culpados, do movimento revolucionario.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de outubro na história

1917 - Marinha alemã afunda navio brasileiro Macau. 
1951 - Winston Churchil, torna-se o primeiro-ministro britânico. 
1975 - Morre no DOI-Codi de SP, o jornalista Vladimir Herzog.
1982 - Corpo do jornalista Alexandre von Baumgarten é achado no RJ. 
1983 - EUA invadem Granada e derrubam o governo. 
2001 - Parlamento da Bélgica vota por legalização da eutanásia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895