Governo português prepara funerais após movimento revolucionário

Governo português prepara funerais após movimento revolucionário

Correio do Povo do dia 23 de outubro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O assassinato do presidente do Conselho de Ministros, Antonio Granjo.

publicidade

A revolução em Portugal 

Parece ter sido promovido pela marinha o movimento

Lisboa, 21 - Os funeraes do presidente do Conselho de Ministros, sr. Antonio Granjo, bem como o do sr. Machado dos Santos e do official da Armada Carlos da Maia, mortos no ultimo movimento revolucionario, serão feitos pelo governo. O movimento revolucionario teve o seu inicio na Marinha. As forças do Exercito recolheram-se em boa ordem ao quartel de Alcantara. 

Madrid, 22 - A legação de Portugal nesta capital declarou aos jornaes que reinava calma em todo o seu paiz. Accrescenta a nota da legação que a população de Portugal aceitou o novo governo.

DIVERSAS

Dr. Julio de Castilhos - Passará amanhã o 18º anniversario do fallecimento do dr. Julio de Castilhos, chefe do partido republicano rio-grandense. Como nos annos anteriores, o partido republicano fará uma romaria ao monumento erecto á praça Marechal Deodoro. O ponto de reunião será ás 16 horas no local do monumento. Pela Assembléa dos Representantes falará o dr. Getúlio Vargas, e pelo Centro Republicano Julio de Castilhos, o dr. Ariosto Pinto. A Assembléa dos Representantes do Estado, incorporada irá, momentos antes da commemoração, ao palacio do governo, afim e acompanhar o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, até ao monumento. 

Uma grande novidade - Sabemos que está se construindo um grande tunel embaixo do Guahyba. Nos ultimos numeros trataremos desta grande novidade, que certamente constituirá uma das ultimas maravilhas da capital gaucha.

TELEGRAMMAS

Exposição Agro- Pecuaria

D. Pedrito, 22 - Inaugura-se, amanhã, na Sociedade Agricola Pedritense, a 6ª exposição agro-pecuaria, reinando grande animação. Todos os logares se acham tomados existindo varios specimens de grande valor e de todas as raças. Os hoteis estão repletos de forasteiros, apresentando a cidade grande movimento. É quasi certo que o certamen será coroado de exito, produzindo vendas altas. 

Anarchistas italianos condemnados á morte 

Genebra, 21 - A conferencia feminina telegraphou ao governador do Estado de Massachussetts, Estados Unidos da America do Norte, pedindo-lhe em nome da justiça que mande submetter a novo julgamento os anarchistas italianos Sacco e Vanzetti que foram condemnados a morte. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de outubro na história

1906 - Santos Dumont realiza, em Paris, primeiro vôo público em aeroplano, o 14 Bis.
1940 - Nasce Pelé, o “Atleta do Século”.
1962 - Morre Gregório Fortunato, segurança de Getúlio Vargas. 
1977 - Inauguração do Riocentro, espaço de convenções, no RJ.
2001 - Exército Republicano Irlandês, anuncia o abandono as armas.

O dia 24 de outubro na história

1896 - Criação do Estado Maior do Exército. 
1903 - Morre Júlio de Castilhos, político gaúcho. 
1929 - Quebra a bolsa de Nova Iorque e inicia a grande depressão.
1931 - Al Capone, gângster norte-americano é condenado por sonegação fiscal a 11 anos de cadeia.
1959 - Morre a cantora Dolores Duran.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895