Marinheiros e arsenalistas se revoltam radicalmente em Portugal

Marinheiros e arsenalistas se revoltam radicalmente em Portugal

Correio do Povo do dia 22 de outubro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Funerais de Antonio Granjo, presidente do Conselho de Ministros.

publicidade

Nova revolução em Portugal - A morte do sr. Antonio Granjo e dois officiaes

Lisboa, 20 - Hoje, ao amanhecer, foram ouvidos tiros de canhão, que eram correspondidos por outros tiros, que segundo se suppõem, partiam do mar. Em alguns pontos da cidade foi prohibido o transito. Os srs. Antonio Granjo, presidente do Conselho de Ministros, Machado dos Santos, um dos fundadores da República, e os officiaes da Armada Carlos Maia e Freitas Silva , foram mortos. O sr. Ivo da Cunha Leal está ferido. O sr. Antonio José de Almeida, presidente da Republica, disse ao presidente da Junta Revolucionaria, que hoje era o ultimo dia de sua vida politica. Foram declaradas nullas as eleições legislativas , realizadas em 10 de julho deste anno, assim como todos os actos subsequentes.

DIVERSAS

Gréve de padeiros - Cessou já a gréve de padeiros, promovida em Pelotas, por causa do descanso dominical. O intendente municipal solucionou o caso, obtendo que o proprietario da padaria Rio-Grandense não fabrique pão aos domingos e o sr. Leonidas Cardoso deixe de o receber de Rio Grande, aos mesmos dias. Os padeiros grevistas voltaram ao trabalho em face da resolução acima. 

Ensino agricola ambulante - Regressou, a esta capital, o dr. Celeste Gobatto, professor ambulante de agricultura da Escola de Engenharia. Nessa missão, esteve elle na ilha dos Marinheiros e quinta, no municipio do Rio Grande e em outros pontos do municipio de Bagé.

Chegada de immigrantes - Chegaram, hontem, no vapor Javary , 93 immigrantes de nacionalidades allemã, italiana, russa e tcheco-slovaca. A maior parte delles são agricultores e outros operarios. Chegando aqui e, como não houvesse ninguem que os recebesse permaneceram até ao escurecer no trapiche do Lloyd Brasileiro. Como alguns delles não tivessem meios para fazer qualquer compra, pessoas sabedoras do facto compraram doces e outros comestiveis, fornecendo-os aos que precisavam. Os immigrantes agricultores vão, em breve, para o interior e os operarios ficarão aqui residindo.

TELEGRAMMAS

Tecelagem Italo-Brasileira

Rio Grande, 21 - Em sessão de assembléa geral, foi definitivamente constituida a companhia de Tecelagem Italo-Brasileira, sendo ratificada a nomeação dos primeiros administradores e fiscaes. Dentro de breves dias, a directoria adquirirá a Fabrica de Tecelagem de Santos, & Becchi e Cia. 

A revolução em Portugal 

S. Paulo, 21 - Repercutiu aqui dolorosamente o novo movimento revolucionario occorrido em Portugal, onde foram assassinados proeminentes vultos da politica lusitana. 

A nacionalização da pesca 

S. Paulo, 21 - Partiu hontem de Santos, com destino ao Porto do Rio Grande do Sul, o cruzador “Jose Bonifacio”, que, sob o commando do capitão Frederico Villar, está dando execução ao programma de nacionalisação da pesca. O capitão Frederico Villar creou, no littoral paulista, trinta colonias , arregimentando cerca de 5.000 pescadores. pelo povo de Santos, foi offerecido ao capitão Frederico Villar o retrato dele a oleo, em tamanho natural para ser colocado no cruzador. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de outubro na história

1928 - João Pessoa assume o governo da Paraíba. 
1943 - Nasce a atriz francesa Catherine Deneuve. 
1948 - Criação da Escola Superior de Guerra.
1954 - Morre o escritor Oswald de Andrade.
1970 - Dom Paulo Evaristo Arns assume a arquidiocese de São Paulo. 
1975 - Sonda soviética pousa em Vênus.

   


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895