Rio Grande prepara sessão de constituição para a Companhia de Tecelagem

Rio Grande prepara sessão de constituição para a Companhia de Tecelagem

Correio do Povo do dia 19 de outubro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O prédio da Companhia de Tecelagem Italo-Brasileira, em Rio Grande.

publicidade

Companhia de Tecelagem Italo-Brasileira 

No dia 20 do corrente, no Rio Grande, haverá uma sessão para constituição desta companhia, que acaba de ser nacionalisada. Por essa occasião será eleita a directoria, da qual farão parte os srs. coronel Edmundo Tetscher Bastian, como director-presidente; coronel Virgilino da Porciuncula Junior, como director-secretario, o sr. Paulo Angelo Pernigatti. O coronel T. Bastian faz parte da firma Teltscher & C. ha 25 annos e foi agente aqui da Companhia de Tecelagem Italo-Brasileira. O capital da empreza, que é de 3.000 contos de réis, está todo subscripto. A Companhia de Tecelagem Italo-Brasileira, foi fundada em 1894, por Giovanini Hesemberger.

DIVERSAS

Companhia Força e Luz - Como se sabe, nas officinas da Companhia Força e Luz, estão sendo armados os 20 bondes, recentemente recebidos por essa empreza da Inglaterra. Dois desses bondes, que tomaram os ns. 73 e 81, já estão armados. Hontem, foi feita a experiencia do bonde n. 73, tendo a convite do dr. Possidonio da Cunha, director-presidente daquella empreza, assistida a mesma, por diversas autoridades e seus representantes e a imprensa local. Antes que lhes fosse mostrado o bonde a ser inaugurado, os visitantes percorreram as amplas officinas, as quaes lhe deixaram boa impressão pelo modo como estão apparelhadas. Verificaram, tambem, bondes velhos que estão sendo completamente reformados e a montagem de outros novos, sendo-lhes dados, em cada uma das secções percorridas os necessarios esclarecimentos. Como se sabe, na secção de reparos, excluidos os rodados, que são aproveitados, aquella secção fabrica todas as demais peças necessarias ao vehiculo, desde o enchimento de motores até o madeiramento, e tudo isso com material do Estado. Dadas aos presentes explicações sobre os melhoramentos que têm os novos bondes, as autoridades e representantes da imprensa percorreram no novo carro varias linhas e durante a qual se constatou o bom funccionamento dos machinismos.

TELEGRAMMAS

Linha ferrea Cruz Alta Santo Angelo 

Sua entrega á Viação Ferrea

Santo Angelo, 17 - Realizou-se, hontem, o acto de entrega á Viação Ferrea, do trecho de Cruz Alta a Santo Angelo, construido pelo batalhão ferro-viario. Grande massa popular recebeu, com uma salva de palmas as commissões do governo federal, o dr. Alvaro Crespo, chefe do 9º districto de fiscalisação das estradas de ferro; dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, e chefes do trafego e da locomoção. Na gare, saudou-nos em nome do intendente e da população, o dr. Pedro Pacheco. Entre Cruz Alta e Santo Angelo correu um trem conduzindo a banda de musica do 8º regimento de infantaria e diversas familias. 

As obras da cathedral 

Florianopolis, 17 - De accordo com a commissão que para tratar do assumpto fôra constituida, resolveu iniciar em janeiro de 1922 as obras da nova cathedral cuja construcção deverá estar terminada em setembro do mesmo anno, quando se commemorará o primeiro centenario da nossa independencia. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de outubro na história

1901 - Santos Dumont contorna Torre Eiffel em balão dirigível. 
1911 - incia a publicação, em folhetim, “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. 
1913 - Nasce o poeta e músico Vinicius de Moraes.
1986 - Morre Samora Machel, líder da independência de Moçambique. 
2001 - Debora Farah, campeã brasileira de surfe, morre afogada no mar. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895