A guerra entre Áustria e Hungria

A guerra entre Áustria e Hungria

Correio do Povo do dia 8 de setembro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Estado maior do exército nacional da Hungria.

publicidade

O conflicto entre a Austria e a Hungria - Os alliados condenam os hungaros

Vienna, 7 - No combate entre as tropas irregulares hungaras, que occuparam Kirchshelg, e austriacas, houve entre estes 2 soldados mortos e vinte feridos. O ministro da Hungria nesta capital apresentou ao sr. Schobar uma nota dizendo que seu governo está prompto a entregar Burgeland a uma commissão da Entente estando tambem prompto a reconhecer a soberania da Austria, mas deseja demorar a evacuação daquelle territorio ate o fim das negociações. Os jornaes daqui, porém, julgam que as negociações serão possiveis somente depois da cessão do territorio. Em Burgeland continua a fuzilaria entre os gendarmes austriacos e os franco-atiradores hungaros.

DIVERSAS

Senador Pinheiro Machado - Passa hoje, o 6º anniversario da morte do senador José Gomes Pinheiro Machado. Como de costume, representantes do partido republicano irão collocar flores sobre o seu tumulo, no cemiterio da capital.

A mudança dos escriptorios da Viação Ferrea - Como se sabe, o governo do Estado arrendou o predio á rua Voluntarios da Patria, esquina da Pontas de Paris, para nelle installar os escriptorios da Viação Ferrea que estão sendo transferidos de Santa Maria para esta capital. Em Santa Maria ficarão a 1º residencia da via permanente e a inspectoria de movimento e tracção. 

A successão presidencial da Republica - Esteve bastante concorrida a sessão civica realisada hontem, á noite, no Theatro S. Pedro, e promovida pelo comité central pró Nilo-Seabra, para propaganda dessas candidaturas á successão presidencial. Viam-se presentes o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, acompanhado dos srs. Protasio Alves e Marinho Chaves, respectivamente, secretarios dos negocios do Interior e da Fazenda, bem como de seus officiaes de gabinete e outras autoridades. O theatro estava ornamentado com bandeiras nacionaes e rio-grandenses, apresentando profusa illuminação. Uma banda da Brigada Militar tocou os hymnos nacional e da revolução de 35.

TELEGRAMMAS

7 de Setembro 

Rio, 7 - Com o brilho de costume, realizou-se hoje a parada commemorativa do anniversario da independencia. Formaram forças do Exercito e contigentes da Marinha e da policia militar. O sr. Epitacio Pessoa, presidente da Republica, em companhia do ministro da Guerra, passou revista ás tropas. 

Santa Maria, 7 - Estiveram imponentes as festas militares em commemoração a data de hoje. As forças foram passadas em revista pelo coronel Tito Villalobos. Formaram uma escolta montada da Brigada Militar, o 7º regimento de infantaria, uma companhia de metralhadoras, o Tiro de Guerra nº 36, os batalhões do Gymnasio e do Collegio Elementar, demonstrando muito garbo, disciplina e instrucção. Esteve solemne o acto de juramento á bandeira. 

A independencia do Brasil 

O rei Alberto felicita o sr. Epitacio Pessoa 

Bruxellas, 7 - O rei Alberto telegraphou ao presidente Epitacio Pessoa, felicitando-o pelo 99º anniversario da Independencia do Brasil.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de setembro na história

1913 - Balão dirigível Zeppelin faz primeiro vôo.
1915 - Assassinato do senador gaúcho Pinheiro Machado.
1949 - Morre o compositor alemão Richard Strauss. 
1952 - Nasce o ator Paulo Betti.
1987 - Morre em acidente aéreo o ministro Marcos Freire. 
1992 - A Câmara inicia o processo de impeachment contra Collor.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895