Governo alemão proíbe a circulação de jornais

Governo alemão proíbe a circulação de jornais

Correio do Povo do dia 7 de setembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O governo alemão proibiu alguns jornais de circular.

publicidade

Aggrava-se o conflicto entre os governos do Reich e da Baviera 

Berlim, 6 - O governo prohibiu a circulação dos jornaes “Tribuna”, orgam communista de Berlim, “Mensageiro do Lar”, jornal conservador, e um jornal communista de Francfort; todos por excessos de linguagem contra a constituição. 

Londres, 6 - A tensão entre a Baviera e o governo do Reich é cada vez maior e perigosa, devido a suspensão da “Gazeta de Munich” e da “Gazeta de Augsburg”, pedidas pelo governo do Reich. O gabinete bávaro se reunirá, para tratar da attitude a tomar em face dos decretos do governo de Berlim. A “Gazeta de Munich” atacando o governo, publicou um violento artigo dizendo que o sr. Wirth não é mais chanceler do Reich, mas um simples chefe do proletariado.

DIVERSAS

Um album - Com o titulo de” Porto Alegre no centenario da Independencia”, os nossos collegas João M. Castello, director proprietario da “Vida Gaucha” e Alfredo Moreira de Souza, estão organisando um album commemorativo do centenario da independencia. Esta obra tratará, principalmente, de tudo o que se relacione com a vida da capital, principalmente, a administração do Estado, o commercio, as industrias fabris, a avicultura, a apicultura, a pecuaria, a agricultura, a poesia, a litteratura, a musica e os sports, imprensa, etc. “Porto Alegre no centenario da Independencia” será distribuido nesta capital e no Rio de Janeiro por occasião da inauguração da grande exposição commemorativa do centenario da nossa independencia. 

A successão presidencial - Organisado pelo comité central pró Nilo-Seabra, realisar-se-á, hoje, ás 20 1/2 horas, no Theatro S. Pedro, uma sessão civica de propaganda daquellas candidaturas á presidencia e á vice-presidencia da Republica. Presidirá este acto o dr. José Montaury, intendente municipal. Falarão os nossos collegas drs. Lindolpho Collor e Mauricio Cardoso. O theatro foi convenientemente preparado para este acto, tendo sido augmentada a sua iluminação. Durante o acto far-se-ão ouvir diversas bandas de musica.

TELEGRAMMAS

Serviço de iluminação electrica

Bagé, 5 - O intendente municipal attendendo as reclamações da Associação Commercial e dos consumidores, contra o pessimo estado da luz resolveu chamar concorrencia para installação de nova usina, mediante decisão do actual contracto, tendo autorisado o sr. Hugo Ungaretti a incorporar o capital ou conseguir uma empreza para explorar esse serviço publico. 

Comité pró Nilo-Seabra 

Lagoa Vermelha, 4 - Sob a presidencia do dr. Sylvio Barbedo, foi organizado, hoje, um comitê pró Nilo-Seabra, composto dos elementos de destaque na politica local, afim de intensificar a propaganda eleitoral para o proximo pleito. De começo, organizou o comité boletins concitando o eleitorado a affluir ás urnas para a victoria da candidatura em que se empenha o nosso Estado e que serão profusamente distribuidos por todo o municipio. 

Centro de Cultura Artística 

Pelotas, 5 - No salão do Conservatório local haverá uma reunião dos socios fundadores do Centro de Cultura Artistica.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de setembro na história

1822 - Proclamação da Independência do Brasil. 
1904 - Inauguração da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.
1920 - O presidente Epitácio Pessoa cria a primeira Universidade do país.
1944 - Inauguração da Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro. 
1956 - Pelé estreia no Santos F. C.
1961 - João Goulart toma posse na presidência da República.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895