A população russa passa fome

A população russa passa fome

Correio do Povo do dia 2 de setembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As crianças sofriam com a fome pela falta de abastecimento de alimentos.

publicidade

O problema russo - Reina a fome, tambem, na Republica Tartara

Riga, 1 - Segundo se diz, Izvestia tambem é uma das provincias flagelladas da Republica Tartara. A partir de depois de amanhã as creanças daquella região não receberão mais alimentos. Cerca de 25 mil creanças mantidas pelas instituições do Estado tiveram os seus fornecimentos suspensos emquanto 200 mil alimentadas por meio de cartões, pelo systema de rações, já receberam o seu ultimo fornecimento. As ultimas reservas do goveno tartaro eram de 70 carros de pão, 17 de cereaes e dois de assucar, tendo sido tudo já esgotado, sem novas esperanças. No porto de Petrogrado estão sendo descarregadas 60 mil caixas de leite embarcadas quinta-feira em Reval.

DIVERSAS

As novas locomotivas da Viação Ferrea - Acaba de chegar a esta capital, puxando um trem de passageiros, a locomotiva typo Mikado, n. 501, que é uma das recentemente recebidas dos Estados Unidos pelo governo do Estado. Além dessa, já se acha trafegando a de n. 505, achando-se no Rio Grande, ainda, promptas para funccionar, outras duas locomotivas. Essas quatro machinas fazem parte das 20 que estão sendo montadas nas officinas da Viação Ferrea naquella cidade sulina. Tanto a de n. 501, como a de n. 505 foram experimentadas nos trens em que o dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, fez a sua viagem de inspecção pelos diversos pontos do Estado. As locomotivas typo Mikado foram fabricadas pela “American locomotivo Sales Corporation”, dos Estados Unidos e especialmente apparelhadas para consumir carvão nacional. Pelas experiencias feitas, foi verificado que esse typo de locomotivas se presta vantajosamente para arrastar trens de velocidade calculada de 30 a 60 kilometros por hora. Esteve na estação da estrada de ferro verificando a locomotiva n. 501, o dr. Ildefonso Soares Pinto, secretario das Obras Publicas. Ao secretario foram-lhe prestadas informações sobre as suas caracteristicas e os resultados das experiencias que foram realisadas neste ultimo periodo.

TELEGRAMMAS

Foot-ball

Rio Grande, 1 - Acham-se concluidas as obras de construcção do pavilhão do S. C. São Paulo, que será inaugurado em 7 de setembro proximo. O salão é de construcção solida e elegante, medindo 22 metros de cumprimento por 6,10 de largura, podendo comportar 600 pessoas em archibancadas. Na ala posterior ficam as cópas e na ala direita a assistencia medica, banheiros, etc.

Barra do Ribeiro, 1 - Em auto-caminhões, chegaram domingo ultimo, á Barra do Ribeiro os 1º e 2º teams do Sport Club Bento Gonçalves, de São João do Camaquam, que ali excursionaram afim de disputar uma partida amistosa com o “Gremio Sportivo Barrense”. 

Fundação de uma escola musical 

Jaguarão, 1 - Acha-se aqui o professor José Corsi, director do Instituto Musical dahi, que aqui vem fundar uma escola musical. Essa ideia foi muito bem recebida, sendo numerosos os alumnos que aguardam a fundação daquella corporação. A inauguração será em janeiro proximo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de setembro na história

1937 - Morre Pierre de Coubertin, criador dos jogos olímpicos modernos.
1939 - Portugal anuncia a neutralidade na Segunda Guerra.
1961 - Emenda constitucional estabelece o parlamentarismo no Brasil. 
1980 - Ouro Preto é declarada patrimônio da humanidade pela Unesco.
1980 - Morre Samuel Weiner, fundador da cadeia dos jornais Última Hora.
1992 - Leonel Brizola defende a renúncia de Fernando Collor de Mello.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895