O problema russo - A protecção ás crianças russas

O problema russo - A protecção ás crianças russas

Correio do Povo do dia 23 de agosto de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As crianças passaram a receber um tratamento especial contra o fome

publicidade

O problema russo - A protecção ás crianças russas

Londres, 20 - Continuam a receber-se as mais impressionantes noticias da fome da Russia - diz o “Daily Herald”, de Moscou. Especialmente na Republica Tartara é gravissima a situação. Nas praias do rio Kama os depositos particulares de alimentos estão exgottados, e ricos e pobres soffrendo igualmente. Estão sendo feitos esforços incessantes em favor das creanças flagelladas pela fome. Foram creadas cerca de duzentas instituições capazes acommodar dezessete mil meninos. A commissão proctetora das creanças tem enviado regularmente trens sanitarios e abastecimentos para Orenburg, Bucalm e Cheviabinsk, para que possam ser attendidas as necessidades em que se encontram as creanças.

DIVERSAS 

A prophylaxia da syphilis - O deputado uruguayo dr. Legnani apresentou á Camara um projecto estabelecendo uma multa e a prohibição do uso da profissão, por tempo indeterminado, a todo o medico que não denuncie os casos de syphilis ou tuberculose averiguados, ou que negue a sua existencia á pessoa interessada em sabel-o, por ser visinho ou membro da familia exposta ao contagio. 

Café Guarany - Como fôra noticiado, sabbado ultimo, inaugurou-se, á rua dos Andradas, o Café Guarany de propriedade dos srs. Guaragna & Lima. O novo estabelecimento está luxuosa e confortavelmente installado, tendo seu aspecto causado a melhor impressão ás pessoas que compareceram ao ato inaugural do mesmo. Pelos srs. Guaragna & Lima foi offerecida aos convidados e representantes da imprensa uma lauta mesa de doces e liquidos, tendo usado da palavra, felicitando os proprietarios do café Guarany, o sr. Mario Manso. O acto da inauguração foi abrilhantado por uma banda de musica. 

Arborisação - Por ordem do dr. Flores da Cunha, intendente de Uruguayana, a turma permanente das Obras Publicas, dali, está arborisando a rua Tiradentes, trecho compreendido entre 7 de Setembro e General Victorino. A arborisação que está sendo feita com alamos, é no centro da rua. 

TELEGRAMMAS

Rinhas de gallos

Santa Maria, 22 - Chegou de Cruz Alta um grupo de gallistas trazendo vinte aves. Conjunctamente com os gallistas daqui, irão a Cachoeira, afim de dar combate ás rinhas de gallos de Cachoeira, Rio Pardo, Porto Alegre, Santa Cruz e Venancio Ayres. 
Academia Brasileira de Letras

Rio, 20 - Apresentaram-se candidatos á vaga de Pedro Lessa, na Academia Brasileira de Letras, os escriptores Carlos Porto Carrero e Mario Barreto, sendo que este se candidatou á vaga de Paulo Barreto (João do Rio).
A Independencia do Uruguay 

Rio, 20 - O governo, como tem feito nos annos anteriores, resolveu enviar a Montevidéo o scout “Rio Grande do Sul”, para homenagear a Republica do Uruguay por occasião da commmemoração da sua independencia, que passará no proximo dia 25. O estado-maior da Armada expediu ordens ao capitão de fragata G. Noronha para o “Rio Grande do Sul” deixar o porto do Rio Grande com destino a Montevidéo onde assistirá ás grandes festas. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895