A crise da fome na Rússia

A crise da fome na Rússia

Correio do Povo do dia 20 de agosto de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

As vitimas da fome na região de Kazan.

publicidade

O problema russo - A fome na região de Kazan

Riga, 18 - O enviado especial afim de investigar, em nome do governo do “soviet” russo, a situação das regiões assoladas pela fome, descrevendo a de Kazan, diz que as noticias de tremendos soffrimentos e de immigrações em massa das provincias flagelladas são grandemente exageradas. Accrescenta aquelle enviado que a fome começou verdadeiramente somente em dezembro ultimo, mas está prosseguindo. O enviado affirma que não encontrou cadaveres de flagellados espalhados nas estações ferro-viarias, conforme se dizia. Sómente 3% da população camponeza emigrou, embora certamente, muita gente esteja a mudar-se de uma cidade para outra.

DIVERSAS

Aproveitamento do potencial hydraulico do Jacuhy - Em virtude do despacho dado pelo presidente do Estado a uma petição do engenheiro Rodolpho Ahrons, a directoria de Terras e Colonisação da Secretaria das Obras Publicas chamou concorrentes até o dia 15 do corrente para o aproveitamento do potencial hydraulico do Rio Jacuhy, calculado em 30.000 kilowatts effectivos, em um trecho encachoeirado do mesmo, em condições topographicas favoraveis, situado no 5º districto do municipio de Soledade, compreendendo o rincão denominado “Potreirinho do Salto”, a contar da barra do “Lageado do Poço do Ressaca”, para cima em extensão approximada de 12 kilometros daquelle rio, com o desnivel total de 91 metros e descarga de 37 metros cubicos por segundo, medida na maior estiagem. Segundo o edital que foi publicado por alguns mezes, o aproveitamento do, potencial hydraulico só poderá ter logar em serviços de utilidade publica, a juizo do governo do Estado. Accrescentava o edital que o praso da concessão será de trinta annos, contados na inauguração do supprimentto da energia electrica, findo o qual passarão ao pleno dominio do Estado, sem indemnisação e devidamente conservadas, todas as installações hydraulicas e electricas. Terminou hontem o praso para o recebimento das propostas.

TELEGRAMMAS

Experiencia em locomotivas

Rio Grande, 19 - Com bastante exito realizaram-se as experiencias das novas locomotivas Mikado, recentemente recebidas pela Viação Ferrea do Rio Grande do Sul, que ficará, agora, dotada de mais 20 machinas de primeira ordem. As experiencias foram feitas com a presença do dr. Augusto Pestana, que seguiu hontem para Santa Maria. 

Augmento das tarifas da Viação Ferrea

Bagé, 19 - A Associação Commercial daqui, e encarando a situação do commercio em face das actuaes tarifas ferro-viarias, desenvolveu uma campanha no sentido de obstar a prorogação do praso das mesmas. Nesse proposito a referida corporação telegraphou a varias congeneres do Estado, solicitando apoio e solidariedade, entre ellas, ás associações commerciaes de Pelotas, Rio Grande, Uruguayana, Livramento, S. Gabriel, Cachoeira, Passo Fundo e Cruz Alta. A Associação passou telegrammas ao presidente do Estado, Borges de Medeiros e á Federação das Associações Commerciaes do Brasil. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de agosto na história

1823 - Pedro I condecora Maria Quitéria, heroína da Guerra de Independência da Bahia.
1949 - Entra em funcionamento a Escola Superior de Guerra.
1990 - É liberado pelo presidente Fernando Collor de Mello o funcionamento do comércio aos domingos, que havia sido proibido havia 41 anos.
2000 - O jornalista Pimenta Neves mata a ex-namorada Sandra Gomide.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895