A crise na Rússia continua

A crise na Rússia continua

Correio do Povo do dia 19 de agosto de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Cruz Vermelha passou a socorrer os famintos na Rússia.

publicidade

O problema russo - Offerecimento da Cruz Vermelha Internacional

Riga, 17 - O sr. Litvinoff, chefe da missão russa, que está negociando com a delegação americana recebeu, hoje, um memorandum da Cruz Vermelha Internacional, offerecendo os seus serviços para soccorrer os famintos da Russia. O sr. Litvinoff declarou que communicaria, hoje mesmo, ao sr. Lenine, o offerecimento que acabava de receber, certo de que o governo de Moscou offerecerá todas as facilidades para os serviços da Cruz Vermelha. 

Genebra, 18 - A conferencia aqui reunida, para tratar dos meios de soccorrer os famintos russos, adoptou uma resolução, creando uma commissão destinada a coordenar os esforços de todas as organisações philantropicas, particulares ou officiaes.

DIVERSAS

Monumento ao general Osorio - Realizou-se, hontem, na séde da Protetora do Turf, mais uma reunião da Commissão Central pró-monumento ao general Osório. Ficou resolvido que a inauguração seja levada a effeito, commemorando, o centenario da nossa independencia a 7 de Setembro de 1922 e para que isso se torne uma realidade, vae d’ora em diante, dedicar-se um intenso trabalho de propaganda, no sentido de conseguir os meios para a consecução de tão brilhante ideá. Hontem mesmo redigiu o secretario, uma carta em nome da commissão ao esculptor patricio Rodolpho Bernardelli, acompanhado de um croquis, pedindo aquelle esculptor a organisação de uma planta do monumento, a qual depois de estudada e considerada definitiva, servirá para a futura concorrencia que será aberta nesta capital para a construcção do monumento. 

Viação Ferrea - Diz o “Dever” de Bagé, que chegou ali, vindo das officinas do Rio Grande, um comboio novo, composto de dois carros de primeira classe, com bons acentos acolochoados e excellentes serviços de lavatório e de privadas, o outro de segunda classe, nas mesmas condições, um carro para bagagens, com compartimentos especiaes para o correio e chefe de trem, contendo uma dellas um excellente serviço de exgottos e aguas para o pessoal do trem.

TELEGRAMMAS

As tarifas da Viação Ferrea 

Rio, 18 - O sr. Rafael Cabeda váe novamente occupar a tribuna da Camara para tratar de assumptos que se relacionam com a encampação da “Auxiliaire”. O deputado fez as seguintes declarações: “Ainda tenho muito que revelar sobre a encampação da “Auxiliaire”. O assumpto é por demais extenso, infindavel. O descortino administrativo do sr. Borges solicitando do Banco Pelotense 12 mil contos para solver os compromissos da encampação, foi admiravel. Imagine que esse banco sem o dinheiro preciso em caixa recorreu a um expediente que trouxe para as classes conservadoras do Estado prejuizos extraordinarios. De um momento para o outro o Banco liquidou todas as suas transacções, obrigando os commerciantes e os agricultores a satisfazerem as suas dividas em poucos dias. Houve agricultores que venderam as suas colheitas com a depreciação de cerca de 40%. Grupos de capitalistas com realizações e empreendimentos industriaes de vulto viram-se forçados a desistir dos seus projectos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de agosto na história

1898 - Nasce o cantor Francisco Alves, o “Rei da Voz”.
1905 - O Czar Nicolau, da Rússia, institui a Duma, assembleia russa. 
1961 - Jânio Quadros condecora Che Guevara, que visita o Brasil. 
1976 - A Aliança Anticomunista Brasileira (AAB) instala bombas, em 2 semanas, nas sedes da OAB e ABI, no RJ e Cebrap, em São Paulo. 
1987 - Formação do Centrão, bloco conservador na Constituinte.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895