A crise na Rússia

A crise na Rússia

Correio do Povo do dia 18 de agosto de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Cruz Vermelha passou a atuar na Rússia.

publicidade

O problema russo - O auxilio americano aos famintos 

Riga, 17 - A desnacionalização real das propriedades na Russia já foi autorizada, ao que annunciam as ultimas noticias aqui chegadas de Moscou, tendo sido publicado o decreto que autoriza aos antigos proprietarios das mesmas, ou a outras pessoas a compral-as ao governo, inclusive os edificios. 

Riga, 17 - O delegado norte-americano, sr. Brower, recebeu, esta noite, um telegramma do sr. Hocker, reiterando o pedido feito insistentemente, pela administração de soccorros dos Estados Unidos, para que dirigira o serviço de distribuição dos alimentos. 

Helsinque, 17 - Acredita-se aqui que o cholera morbus se alastrou á Ukrania.

DIVERSAS

Construcção de um grande hotel - Como se sabe, o governo do Estado, mediante contracto celebrado com a Companhia Costeira, de concessão a esta de um trecho do cáes e dois armazens no porto desta capital. Esse trecho é compreendido entre os prolongamentos das ruas General Salustiano e General Portinho. Nas immediações do trecho do cáes que será concedido á Companhia Costeleira, ao que sabemos, esta pretende construir um edificio destinado ao funccionamento de um grande hotel. O edificio será do mesmo estylo dos construidos no Rio de Janeiro e S. Paulo.

Installação de uma casa de saude - Com destino á Santa Thereza, municipio de Bento Gonçalves seguirá, quarta-feira proxima, o doutorando Vicente de Modena. Naquella Villa o doutorando Vicente de Modena irá tratar da installação de uma casa de saude, tendo, para esse fim, adquirido, nesta capital, um completo sortimento de material cirurgico indispensavel para estabelecimentos dessa natureza. A idéa da fundação dessa casa de saude causou geral satisfação entre os habitantes de Santa Thereza, que devido a topographia em que está situada essa villa e amenidade de seu clima, muito virá cooperar para o bom exito desse pio estabelecimento. A inauguração dessa casa de saude será provavelmente, em fins de dezembro.

TELEGRAMMAS

O centenario de Cruz Alta

Cruz Alta, 17 - A cidade de Cruz Alta, que é cognominada a Princeza da Serra é a séde do municipio bem como da comarca. A área urbana se estende sobre imponente coxilha a 460 metros de altitude. Conta com 24 ruas, 7 praças e 950 predios e possue cerca de 10.000 habitantes. Os seus principaes edificios são Intendencia, uma das mais bellas do Estado, Clube Commercial, egreja, Theatro Carlos Gomes, loja maçonica, quarteis em numero de dois, estação da estrada de ferro e usina electrica. Cruz Alta é a estação da estrada de ferro Rio Grande-São Paulo, no kilometro 161 de Santa Maria e entre as de Espinilho e Lagoão. Dali parte o ramal que vae para Ijuhy. Agora a municipalidade trata de dotal-a de serviços água e exgottos. O municipio de Cruz alta commemorará hoje o centenario de sua fundação. Situado na região serrana aquelle municipio um dos mais prosperos do Estado, tendo ali adquirido grande desenvolvimento a agricultura e a pecuaria. O seu progresso vem-se accentuando de anno, para anno. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de agosto na história

1920 - Mulheres conquistam o direito de voto nos Estados Unidos.
1935 - Fundação da Rádio Jornal do Brasil. 
1937 - Nasce o ator norte-americano Robert Redford.
1942 - Estudantes da UNE ocupam o clube Germânia, no Rio de Janeiro, e transformam em sede da entidade. 
1966 - Inicia a Revolução Cultural na China.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895