O apelo pelos famintos da Rússia

O apelo pelos famintos da Rússia

Correio do Povo do dia 14 de agosto de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Camponeses famintos peregrinavam em busca de alimentos.

publicidade

O problema russo - Os soccorros aos famintos russos

Londres, 13 - Telegramma recebido pela agencia Rosta, em Riga, diz que o governo bolchevista resolveu revogar formalmente, em toda a Russia, a franquia postal e telegraphica, a gratuidade dos serviços de trens e bondes e suspender outros artigos aos operarios. O governo através de decreto deu instrucções de que sejam pagos os fornecimentos aos operarios. Exceptuando-se as rações de alimentos e medicamentos áquelles que estejam munidos de cartões. Considera-se esta medida como signal de que serão grandemente reduzidas as rações gratuitas, sendo limitado o fornecimento de cartões. O papa fez um apello ao Conselho Supremo dos alliados para ajudar a Russia.

DIVERSAS

Navegação portugueza - O paquete “Porto”, que vae inaugurar a linha de navegação portugueza para o Rio Grande do Sul por parte da Empreza Transportes Maritimos do Estado, chegará de Buenos Aires ao Rio Grande, a 17 do corrente. Após a indispensavel demora, seguirá para os portos a que já nos referimos em noticia anterior. A colonia portugueza domiciliada nessa cidade prepara-se para commemorar festivamente a primeira visita do bello navio, que tanto pode concorrer para o desenvolvimento do nosso intercambio commercial com Portugal e outros paizes europeus cujos portos pincipaes o alludido paquete frequenta. A bordo do Itauba seguem, hoje, para o Rio Grande, afim de assistir á inauguração da carreira de vapores portuguezes, os srs dr. Bettencourt Ferreira, consul de Portugal, em Porto Alegre, e Eduardo Carneiro, agente dos Transportes Maritimos do Estado Portuguez, nesta capital.

TELEGRAMMAS

A morte do gigante 

Rio, 13 - Na casa da rua Marechal Floriano n. 79, onde estava residindo falleceu o gigante rio-grandense Francisco Angelo Guerreiro. Victimou-o a grippe pneumonica, que o levara ao leito sabbado ultimo. 

Rio, 13 - Circulou rapidamente pela cidade a noticia de que fallecera na casa da rua Marechal Floriano n. 79 o gigante Francisco Angelo Guerreiro, que durante algum tempo fôra o homem do momento. Ele aqui chegou a 7 do mez findo, tendo partido do Rio Grande a 15 de maio. Veiu á capital da Republica exhibir-se como phenomeno, para ganhar fortuna. Em sua passagem por Curytiba despertou a sympathia de uma senhora morena da cidade, Narcisa Alves, com a qual se casou, a 2 de julho. Aqui chegando, a 7 de agosto começou a exhibir-se junto ao Cinema Parisiense. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de agosto na história

1932 - Morre o cachorro ator Rin-Tin-Tin.
1933 - Partido Nazista se torna o único na Alemanha.
1949 - Nasce o jogador de basquete norte-americano Magic Johnson. 
1956 - Morre o dramaturgo alemão Bertold Brecht.
1997 - O terrorista venezuelano Carlos, o Chacal, é preso no Sudão.
1998 - Vinicius de Morais, afastado da diplomacia pelo A I-5, é anistiado.

O dia 15 de agosto na história

1840 - Inauguração do salão de Belas Artes do Rio de Janeiro.
1903 - Primeira greve geral no país, por jornada de 8 horas e salário, dura 18 dias.
1922 - Inauguração do Hotel Glória, no Rio de Janeiro. 
1932- Fundação da Rádio Tupi, no Rio de Janeiro.
1973 - Inauguração da sede do Jornal do Brasil.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895