A nova iluminação em São Leopoldo

A nova iluminação em São Leopoldo

Correio do Povo do dia 31 de julho de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

São Leopoldo se preparava para receber nova iluminação.

publicidade

A illuminação de São Leopoldo 

A Intendencia Municipal de S. Leopoldo acaba de receber directamente da Europa mais 223 contadores para corrente alternada, os quaes serão installados nas ligaçoes de Estância Velha, Bom Jardim, Dois Irmãos e Hamburgo Velho. Dentre de breves dias, deverá chegar-lhe outra partida de 97 contadores, sendo 77 para luz e 20 para força motriz. Já sairam, tambem, da Alfandega, desta capital, dois novos transformadores estaticos, de 40 K. W. cada um com a voltagem minima de 210 e maxima de 240 volts, e que serão montados na sub-estação daquella cidade. Com a installação desse material e substituição de mais algumas dezenas de postes, já adquiridos, ficará completa a reforma da Usina Electrica daquelle municipio, iniciada em Setembro do anno passado.

DIVERSAS

O porto da capital - Realizar-se-a amanhã, ás 15 horas, a inauguração do porto da capital, no trecho do cáes já construido. Esta cerimonia effectuar-se-á no armazém B-1, que foi preparado para esse fim. Em virtude das disposições do regulamento recentemente publicado será obrigatoria a descarga no trecho do cáes a ser inaugurado e depois, recolhida aos pateos ou armazens do porto, a partir de amanhã, toda e qualquer mercadoria de importação extrangeira, sujeita a despacho alfandegario, continuando o embarque e o desembarque de productos nacionaes a serem feitos nas docas, trapiches e pontes particulares, sujeitos, porém a fiscalisação do porto e ao pagamento das taxas de utilização e conservação do porto. Para garantia dos serviços prestados pelo porto e das taxas devidas, será exigida dos agentes consignatarios e proprietarios de embarcações a necessaria caução que poderá ser substituida por fiança.

TELEGRAMMAS

Gréve

S. Jeronymo, 30 - Os operarios das minas de carvão do Arroio dos Ratos declararam-se em gréve pacifica, visto as exigencia da Companhia.

A volta de Ruy Barbosa ao Senado

Rio, 30 - Pouco depois do meio dia começou a affluir ao Senado grande massa popular que, penetrando no palacio do conde dos Arcos occupou todas as dependencias destinadas ao publico. O Senado tinha o aspecto dos grandes dias, vendo-se pelos corredores e nas respectivas bancadas numerosos senadores. Na rua, a agglomeração era grande, em frente ao edificio, aguardando os populares a chegada do grande brasileiro. Ás 13 horas, chegou ao Senado o conselheiro Ruy Barbosa, sendo recebido com as mais estrepitosas acclamações do povo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 31 de julho na história

1821- O Uruguai é incorporado ao Brasil com o nome de Província Cisplatina. 
1932 - inicia a Guerra do Chaco entre Bolívia e Paraguai. 
1932 - O partido nazista vence as eleições na Alemanha. 
1970 - O cônsul brasileiro Alexandre Gomide é sequestrado em Montevidéu por guerrilheiros tupamaros.

O dia 1º de agosto na história

1892 - Operários realizam no Rio de Janeiro o primeiro Congresso Socialista Brasileiro. 
1934 - Luiz Carlos Prestes filia-se ao PCB durante exílio na URSS.
1936 - Nasce o estilista francês Yves Saint-Laurent.
1981 - Inaugurada nos Estados Unidos a “MTV”.
2000 - Falência, a pedido dos próprios donos, da Bloch Editores.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895