A Estação ferroviária de Dom Pedrito

A Estação ferroviária de Dom Pedrito

Correio do Povo do dia 30 de julho de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Estação ferroviária de Dom Pedrito.

publicidade

Estrada de ferro de D. Pedrito 

Foram reencetados com grande actividade, os trabalhos de construcção da estrada de ferro, ligando a estação de São Sebastião, na linha de Bagé a Santanna, á cidade de D. Pedrito. Como sabem os leitores, essa estrada, cujo ponto terminal é a fronteira do nosso paiz com a Republica Oriental do Uruguay, foi ha annos mandada levantar pelo governo federal, tendo depois sido suspensa por falta de verba. Agora, dada a importancia do municipio e cidade de D. Pedrito, e attento a que grande parte do trecho já estava quasi concluido, com remoção de terras e obras de arte, o governo resolveu proseguir nos trabalhos, para de alguma fórma tambem de salvar o capital empregado.

DIVERSAS

O porto da capital - Vieram do Rio Grande, afim de servirem na adminitração do porto desta capital, para a qual foram transferidos, varios funccionarios. Amanhã, deverá comparecer á administração todo o pessoal nomeado para servir na mesma, visto serem inaugurados segunda-feira, os serviços do porto da capital. 

As obras da nova Cathedral - Sob a presidencia de D. João Becker, houve, hontem, no consistorio da Irmandade do Santissimo, mais uma reunião da commissão encarregada das obras da nova cathedral de Porto Alegre. Nessa reunião, que foi secretariada pelo conego, João Balem, tratou-se de diversos assumptos relativos ás mesmas obras, entre os quaes o lançamento da primeira pedra do grande edificio, que sera feito no dia 7 de agosto. 

Consequencias da elevação das tarifas ferro-viarias - Diz o “Diario do Interior”, de Santa Maria, que a companhia Armour, a cervejaria Grazzappina e uma serraria do Livramento estão importando lenha da republica Oriental do Uruguay, para o seu consumo. Esses estabelecimentos eram grandes compradores de lenha da zona da serra, especialmente em S. Pedro, mas com a elevação das tarifas da Viação Ferrea esse combustivel chega, actualmente, áquella praça, por preço, muito superior ao cobrado pela lenha adquirida pelo Uruguay.

TELEGRAMMAS

Melhoramentos municipaes 

Cachoeira, 29 - Estão sendo ultimados os serviços do primeiro sector da hydraulica municipal. O intendente dr. Annibal Loureiro mandou executar no mercado desta cidade importantes melhoramentos, inclusive a installação dos serviços sanitarios, agua corrente e banheiros publicos. 

A volta do sr. Ruy Barbosa ao Senado 

Rio, 29 - O conselheiro Ruy Barbosa, segundo declarou hontem o sr. J. J. Seabra, governador da Bahia, resolveu aceitar a sua cadeira no Senado Federal, devendo tomar posse no proximo sabbado. O sr. J. J. Seabra e a bancada bahiana comparecerão ao Senado no dia da posse.

A grippe 

Florianópolis, 29 - Continuam a registrar-se casos de grippe sendo alguns graves. No quartel da força federal tem havido varios casos fataes. 

O problema russo 

Londres, 29 - O correspondente do Daily Express em Berlim anuncia que o governo dos Soviets proclamou estado de sitio para Moscou e Petrogrado.

A grafia da época está preservada n os textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de julho na história

1906 - Nasce o poeta Mario Quintana.
1921 - A insulina é descoberta por pesquisadores canadenses.
1930 - O Uruguai vence a primeira Copa do Mundo em casa. 
1961 - Jango embarca para visita oficial à China.
1976 - João do Pulo conquista medalha de bronze no salto triplo.
1986 - Morre o folclorista Luís da Câmara Cascudo.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895