São inaugurados os serviços de embarque e desembarque no cais do porto

São inaugurados os serviços de embarque e desembarque no cais do porto

Correio do Povo do dia 29 de julho de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os serviços de carga e descarga do cais do porto começavam a funcionar.

publicidade

O porto da Capital - A inauguração do serviço de carga e descarga

No dia 1º de agosto proximo será aberto ao trafego o primeiro trecho do cáes e respectivos armazens e apparelhos do porto desta capital. O governo do Estado, expediu as instrucções que devem ser observadas no tocante a esses serviços, tendo sido já nomeado o pessoal da administração. O desembarque dos volumes despachados sobre-agua se fará mediante bilhete fornecido pela administração do Porto. Sempre que for necessaria a fiscalização e a boa marcha do serviço de descargas a guarda-moria designará um official aduaneiro para assistir a descarga das mercadorias despachadas sobre-agua e organisar a respectiva folha. Fica creado um posto fiscal junto ao cáes para auxiliar a fiscalisação externa dos armazens.

DIVERSAS

Centenario do Peru - Hontem, a Republica do Peru commemorou o centenario da sua independencia. Por esse motivo conservaram-se embandeirados, durante o dia, o consulados dos varios paizes nesta capital. Como homenagem áquelle paiz amigo, tambem conservaram-se embandeiradas as repartições publicas, federaes e estadoaes. Em telegramma de ante-hontem, o ministro da Justiça communicou ao presidente do Estado que, em homenagem á data da independencia do Peru, o presidente da Republica resolveu por decreto n. 14.918, de 27 do corrente mez, considerar como festa nacional do Brasil o dia de hontem. Por esse motivo foi hasteado o pavilhão nas repartições estadoaes. 

Imprensa - O nosso collega “O Estado”que se publica em Caçapava, acaba de entrar no 4º anno de sua existencia. Dirigido pelo nosso confrade Sylverio P. de Menezes, tem-se imposto á estima dos seus leitores. Ao “Estado” desejamos prosperidades.

A gatunagem no arrabalde do Parthenon - Como se sabe, o arrabalde do Parthenon tem sido até agora um dos mais preferidos para os gatunos exercerem a sua actividade. Toda sorte de roubos tem sido ali praticados. Agora os gatunos deram para roubar as cercas dos quintaes das casas daquelle arrabalde. Para este facto pedem-nos chamar a atenção das autoridades.

TELEGRAMMAS

Um novo gravame á industria vinicola - a attitude dos viticultores

Caxias, 28 - A Collectoria Federal está procedendo ao registro dos colonos viticultores, cobrando a taxa com multa. Essa exigencia do governo federal está causando grande prejuizo á industria vinicola. Os agricultores desanimados pelo novo gravame abandonarão essa cultura. Alguns dos mais abatidos seifaram os seus vinhedos. Dizem elles que a industria vinicola, que vem soffrendo grandes prejuizos por motivo da crise, devia merecer por parte do governo federal um cuidado especial, facilitando-se por todos os meios o seu desenvolvimento. Essa attitude influiria para livrar esse producto da situação apremiante do momento. Fala-se numa união das classes agricolas da região, com o fim de eleger um colono para deputado federal, que defenderá, os interesses dos colonos dos absurdos da nova lei.

A successão presidencial

Bagé, 28 - O primeiro meeting pró Nilo-Seabra realizar-se-á domingo proximo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de julho na história

1890 - Morre o pintor holandês Van Gogh.
1923 - Albert Einstein participa de manifestação pacifista em Berlim.
1925 - Fundação do jornal O Globo.
1958 - Criação da Nasa.
1981 - Príncipe Charles, da Inglaterra, casa-se com Lady Diana.
1994 - Morre o comediante “Mussum”, do grupo “Os Trapalhões”.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895