O Congresso do Partido Federalista

O Congresso do Partido Federalista

Correio do Povo do dia 28 de julho de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada de delegados para o Congresso do Partido Federalista.

publicidade

Congresso Federalista

O Congresso Federalista ora reunido nesta capital prolongou a sua sessão da noite de ante-hontem até depois das 2 horas. Alem da nomeção dos membros do novo directorio central, houve ainda naquella reunião outros casos tratados. Hontem, no local onde funccionou o Congresso Federalista, reuniram-se os membros já empossados do directorio central do partido federalista eleito na secção de ante-hontem. Estiveram presentes os srs. drs. Argemiro Dornelles, Antonio de Moraes Fernandes, Raul Pilla, coronel Theobaldo Fleck e Flaubiano Medeiros. Foi escolhido para secretario do directorio o dr. Raul Pilla o qual fará a convocação da primeira reunião do directorio que se realizará em Pelotas.

DIVERSAS

A vaga de Paulo Barreto na Academia Brasileira de Letras - Ao grande poeta rio-grandense Zeferino Brasil foi, hontem, dirigido um telegramma concitando-o a se candidatar á vaga recentemente aberta na Academia Brasileira de Letras com a morte do saudoso escriptor Paulo Barreto, (João do Rio). 

Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul - Em uma das salas do Archivo Publico, realisou-se, hontem, ás 19 horas, mais uma sessão do Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul. A sessão foi presidida pelo dr. Florencio de Abreu, tendo sido tratados varios assumptos de importancia. Entre outras deliberações tomadas, ficou resolvida a commemoração solemne do 1º anniversario da fundação do Instituto, a qual se effectuara no dia 5 de agosto proximo, no salão nobre da Intendencia Municipal, cedido para esse fim pelo dr. José Montaury, intendente municipal. Para essa commemoração, serão convidadas as principaes autoridades, imprensa, corporações, etc., sendo para essefim designada uma commissão de socios do Instituto, composta do nosso collega Benjamin Flores, padre Haffgemayer e dr. Amaro Baptista.

Independencia do Peru - Passa hoje, mais uma anniversario da independencia do Peru. Os consulados conservar-se-ão embandeirados.

TELEGRAMMAS

A successão presidencial

Uruguayana, 27 - O dr. Oswaldo Aranha recebeu um telegramma de Bagé, communicando-lhe ter sido designado o dia 30 do corrente para a realização do primeiro comicio Nilo-Seabra, ali, e no qual falará aquelle advogado como orador official. O dr. Oswaldo Aranha partirá no dia 26 do corrente.

A grippe 

Arroio Grande, 27 - Está grassando a grippe, em caracter epidemico. Em vista disso, a directoria do Collegio Elementar suspendeu as aulas.

Em favor do funccionalismo publico

Rio, 27 - Ao projecto do sr. Andrade Bezerra, que manda a Caixa Economica resgatar as dividas do funccionalismo publico, será dado parecer, na sessão de sexta-feira proxima, pelo sr. Octavio Rocha. Na commissão de finanças o parecer do deputado rio-grandense foi recebido com manifesta sympathia da sua maioria, pela opportunidade de se prestar uma medida de protecção ao funcionalismo, que atravessa grandes difficuldades no momento presente. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de julho na história

1821 - San Martin proclama a independência do Peru.
1919 - Posse de Epitácio Pessoa na presidência da República
1938 - Lampião, Maria Bonita e outros onze cangaceiros são emboscados, mortos e degolados na fazenda Angico, na Bahia. 
1995 - É concluída a lista dos desaparecidos políticos no regime militar, com 136 nomes.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895