O progresso do bairro Tristeza, em Porto Alegre

O progresso do bairro Tristeza, em Porto Alegre

Correio do Povo do dia 27 de julho de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Bairro da Tristeza era local de veraneio dos porto-alegrenses.

publicidade

O progresso da Tristeza

O arraial da Tristeza está se desenvolvendo rapidamente. Foi effectuada, hontem, a venda do “Morrinho do Sabiá” na praia Redonda da Tristeza, pela quantia de 90 contos de réis. Foi vendedor o sr. Otto Niemayer e comprador o sr. Oscar B. Meyer. O “Morrinho do Sabiá” é indiscutivelmente um dos lugares mais apreciaveis daquelle logar, com a sua praia pittoresca e lindo matto. Foi o logar predilecto para pic-nic e churrasco. Ao Sul do “Morrinho do Sabiá”, para o lado do Passo da Capivara o sr. Otto Niemayer reservou uma grande area de terras para uma estação balnear. Já mandou abrir ruas, demarcar e mediar a area do terreno em lotes, para pequenas chacaras. O local fica distante uns 10 minutos da estação da estrada de ferro do Riacho na praia da Pedra Redonda.

DIVERSAS

Transporte fluvial - “O Commercio” da Cachoeira diz que, nas ultimas semanas tem augmentado a procura e melhorado o preço do arroz, o que tem determinado a remessa de grandes partidas para Porto Alegre, de onde o arroz é remettido, por via maritima, para Montevidéo e Buenos Aires. Devido á carestia dos fretes na Viação Ferrea que cobra 2$200 por saco, a via fluvial é a preferida, custando pouco mais de 1$000 a remessa de um saco de arroz de Cachoeira a Porto Alegre. 

Estrada de Sapucaia-Canoas - Foi expressamente prohibida a passagem pelos campos particulares que marginam a estrada de rodagem de Sapucaia a Canôas, no trecho a concluir devendo, por esse motivo, o transito ser feito ainda pela estrada antiga. 

Arborisação publica - A municipalidade de Montevidéo acaba de doar á cidade do Rio Grande mil arvores diversas, livres de despesas quaesquer. 

Velocidade de um auto - Hontem, ás 9 1/2 horas da noite, o auto “Ford” n. 447, que vinha da rua 7 de Setembro, subiu a da Ladeira com formidavel e perigosa velocidade. Ao atravessar a esquina da rua dos Andradas, sem dar o devido signal, aquelle vehiculo esteve na imminencia de apanhar varias pessoas que, descuidadas, passavam naquella occasião. Após o susto, muitos pedestres passaram a cuidar-se.

TELEGRAMMAS

A vaga de João do Rio

Rio, 26 - Com a recente e repentina morte de Paulo Barreto, que tanto illustrou e impos á admiração nacional o pseudonimo glorioso de João do Rio, com que assignava as suas scintilantes chronicas da vida dos salões e das ruas da capital da Republica, os seus artigos de jornalismo de combate, e os seus trabalhos de ficção, deu-se na Academia Brasileira de Letras uma vaga, para preenchimento da qual já se apresentaram tres candidatos, entre os quaes o sr. Constancio Alves. Este escriptor, cuja prosa era tão do agrado de Joaquim Nabuco, elogiado por José Verissimo, que lastimava, entretanto que a sua notavel naturalidade e riqueza de expressão não désse uma obra de grande merecimento, possue mais do que qualquer confrades, concorrentes á cadeira da Academia, ora acephala, seguranças de victoria, não só pelos seus meritos, que são reais, como principalmente, pelas sympathias de que goza entre os intellectuaes do Rio. Esta ultima força, a sympathia, não é de se desprezar, porque sabemos que inspira os votos. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de julho na história

1909 - Estreia do primeiro cinematógrafo de Recife.
1924 - Bando do cangaceiro Lampião toma a cidade de Souza, na Paraíba.
1949 - Primeiro voo de avião a jato de passageiros. 
1951 - Humphrey Bogart recebe o Oscar de melhor ator.
1953 - Fim da Guerra da Coreia com a divisão do país em Sul e Norte. 
1970 - Morre o ditador português Salazar.

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895