A crise na Rússia

A crise na Rússia

Correio do Povo do dia 26 de julho de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A fome e o cólera estavam espalhando-se por toda a Rússia.

publicidade

O problema russo - O cholera e a fome causam enorme estrago 

Riga, 23 - Telegramma de Moscou informa que o commissario do povo sr. Kalenine partiu para os districtos assolados do Volga, aonde vae superintender os serviços de socorro aos famintos e ás victimas da epidemia do cholera. Acompanha-o numerosa commissão de funccionarios do Soviet. O governo russo creou um imposto especial sobre alimentação em beneficio dos famintos. 

Londres, 23 - Informam de Moscou, que o conselho executivo das uniões operarias de todas as Russias resolveu dirigir um appello ao proletariado internacional, afim de que auxiliem a combater a fome e o cholera, que diariamente fazem milhares de victimas, ameaçando alastrar-se por todo o paiz.

DIVERSAS

Serviço de bondes - Hontem, cerca das 19 horas, á rua Riachuelo, na quadra que fica entre a praça Conde de Porto Alegre e a rua Vigario Jose Ignacio, rebentou um cabo da Força e Luz. O accidente se deu quando descia, rumo da cidade, o bonde da Floresta e subia o bonde Gloria, com destino áquelle arrabalde. Com o estampido produzido, accudiram ao local numerosos populares. O trafego de bondes ficou paralisado durante meia hora. Felizmente não houve desastre pessoal. É esta a terceira vez que aquelle cabo rebenta.

O “Jornal” - Foi, hontem, distribuido o primeiro numero do vespertino “Jornal”, de que é director-proprietario o nosso collega João Tiburcio de Azevedo. A nova folha, que estava sendo esperada com interesse apresenta caprichosa feição contando com valiosas collaborações. Seu serviço telegraphico é bom e o noticiario abundante. Desejamos prosperidades.

Centenario de Dante Alighieri - Hoje, ás 20 1/2 horas, no salão da Confeitaria Rocco, haverá uma reunião para ser constituido o comité promotor das homenagens á memoria do grande poeta Dante Alighieri, por occasião do 6º centenario de sua morte. 

A instrucção em Montenegro - A intendencia de São João do Montenegro acaba de crear ali, o Collegio Municipal, destinado a professores.

TELEGRAMMAS

Foot-ball - Excursão do 14 de julho a Alegrete

Livramento, 24 - Seguiu, hontem, para Alegrete, afim de disputar um match com o S. C. Guarany, campeão daquella cidade, o 1º quadro do S. C. 14 de Julho, assim composto; Orestes; Costa 2º e Iruleguy; Conde, Palulé e Rico; Costa 1º, Pedrinho, Castelhano, Zeca e Braga; supplentes: João, Martins, Eleodoro e Jardim. Como presidente da missão seguiu o sr. Oswaldo Pinheiro, indo também os srs, Oscar Borba, Alceu Wamosy, Severino Telles e Octavio de Alencastro. Acompanharam a missão o dr. Castilhos, presidente da liga Santannense, diversos cavalheiros. 

Inauguração daEscola de Musica

Montenegro, 25 - Realizou-se, hontem, nesta cidade, a inauguração da Escola de Musica, fundada pelo Centro de Cultura Artistica. Estiveram presentes ao acto, José Corsi e Guilherme Fontainha, professores de musica nessa capital, e Archimedes Fortini, representante do Correio do Povo. O coronel Aurelio Porto, intendente municipal, falou a respeito da utilidades da Escola.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de julho na história

1908 - Nasce Salvador Allende, ex-presidente chileno. 
1930 - João Pessoa é assassinado no Recife, Pernambuco. 
1933 - Deficientes são condenados à esterilização na Alemanha.
1950 - Convenção do PTB lança a candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República. 
1952 - Morre a líder política da Argentina Eva Perón.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895