Alemanha não acredita em uma nova insurgência polaca na Silésia

Alemanha não acredita em uma nova insurgência polaca na Silésia

Correio do Povo do dia 24 de julho de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A Alemanha não acreditava em uma nova insurgência polaca na Silésia.

publicidade

Os successos da Alta Silesia 

Berlim, 22 -
O sr. Grandhauer, ministro do Interior declarou a um jornal que considerava impossivel uma nova insurreição polaca na Silesia, accrescentando que a Reichswehr devia estar prompta para succeder ás tropas inter-alliadas. O sr. Grandhauer declarou tambem que não receiava o perigo de um golpe de estado pela formação das milicias de auto-protecção recentemente dissolvidas. A attitude provocante dos membros da “Selbschultz” espalhados pelo territorio plebiscitario parece compromettedora para os proprios allemães. O “Kattowitzer Zeitung” publicou um apello a “Strosstrupe” concitando os seus membros a usarem de mais moderação e mostrando a convivencia de não ostentarem publicamente as suas insignias, pois qualquer provocação poderia sómente trazer prejuizos á causa da Allemanha.

DIVERSAS

Paulo Barreto - Realisou-se, hontem, ás 8 1/2 horas, a missa que a Associação Rio-Grandense de Imprensa mandou rezar na Cathedral Metropolitana, por alma do saudoso jornalista Paulo Barreto (João do Rio). A solemnidade teve o concurso gentil de uma orchestra do Centro Musical. Ao centro do templo foi armada alterosa peça, officiando o conego Nicolau Marx. Além da directoria da Associação, que compareceu incorporada, viam-se representantes da imprensa local, da “A Patria”, do Rio, e de diversos jornaes do interior. 

Escola de Musica - Hoje, em S. João do Montenegro, será inaugurada a escola de musica fundada ali por iniciativa do Centro de Cultura Artistica. O acto será festivo, devendo daqui seguir para assistil-a os maestros Guilherme H. Fontainha, director do Conservatorio de Musica, e José Corsi, director do instituto Musical de Porto Alegre, e os professores desses estabelecimentos de ensino musical.

TELEGRAMMAS

Club Caixeiral

Santa Maria, 23 - A directoria do Club Caixeiral mandou remover os escombros do predio incendiado na rua do Acampamento e empilhar o material aproveitavel. Logo que esse serviço estiver terminado, terão começo as obras de construcção do projectado palacete. 

Construcção de um collegio 

Passo Fundo, 23 - No dia 1º de setembro iniciar-se-á, nesta cidade, a construcção de um grande collegio pertencente á communidade religiosa methodista. Esse estabelecimento de ensino será para este municipio um dos factores de progresso intelectual. Desde que em 1910 foi suspenso aqui o funccionamento de um collegio dos Irmãos Maristas, tornou-se uma necessidade a fundação de outro estabelecimento de ensino independente dos poderes públicos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de julho na história

1839 - Giusepe Garibaldi toma a cidade de Laguna, em Santa Catarina.
1940 - Estreia do filme Cleópatra, de Cecil B. de Mile. 
1954 - A baiana Marta Rocha perde o título de Miss Universo por 2 polegadas a mais nos quadris. 
1980 - Morre o ator inglês Peter Sellers.
2001 - EUA rejeita protocolo da ONU para verificar armas biológicas.

O dia 25 de julho na história

1953 - Getulio Vargas cria o Ministério da Saúde Pública.
1977 - Geisel usa o AI-5 e acaba com os programas partidários em 
horário gratuito de TV.
1978 - Nasce o primeiro bebê de proveta, na Inglaterra.
1980 - Roma compra Falcão por 4,2 milhões de dólares do Internacional.
2000 - Cai o avião Concorde da Air France e mata 113 pessoas.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895