A invasão da República da Geórgia

A invasão da República da Geórgia

Correio do Povo do dia 23 de julho de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O Exército Vermelho iniciava a invasão da República da Georgia, Tiflis.

publicidade

O problema russo - A situação na Georgia 

Stockolmo, 21 -
Noticias de Reval dizem que metade da Georgia se insurgiu contra o regimen bolchevista. Os insurgentes capturaram Kutais e destruiram a estrada de ferro entre Rion e Kutais enquanto que os bolchevistas destruiram a estrada de ferro de Tiflis para evitar que os insurrectos a empregassem. 

Berlim, 22 - Informam os jornaes que o commissario do povo para os negocios exteriores no governo de “soviets”, sr. Tchicherine protestou junto ao plenipotenciario allemão em Moscou, contra a expulsão, da Baviera, do commissario dos soviets, ameaçando romper as relações politicas e commerciaes, russo-allemãs si não forem dadas plenas satisfações, a respeito.

DIVERSAS

Escolas Musicaes - Como se sabe, o Centro de Cultura Artística, com séde nesta capital, cumprindo um dos pontos mais importantes de seu programma, tem fundado Escolas de Musica, em varias cidades do Estado. Já se acham funccionando regularmente e com elevada matricula de alumnos, as escolas de Bagé, Alegrete, Itaquy e Cachoeira. Amanhã, será inaugurada mais uma das escolas fundadas pelo Centro, em São João do Montenegro. A inauguração será festiva, daqui seguindo para assistir ao acto os maestros Guilherme H. Fontainha, director do Conservatorio de Musica, e Jose Corsi, director do Instituto Musical de Porto Alegre, bem como varios professores desses estabelecimentos de ensino musical. Para se fazer representar na inauguração da Escola, os maestros Fontainha e Corsi, respectivamente directores artistico e technico do Centro de Cultura Artistica, convidaram a imprensa local. Reina muita expectativa em Montenegro. 

A vaga de Paulo Barreto na Academia Brasileira de Letras - Sabemos que um grupo de intellectuaes rio-grandenses, cogita em se dirigir em vibrante telegramma, ao nosso collaborador Zeferino Brasil, concitando o grande poeta de “Vovó Musa” a se candidatar á vaga de Paulo Barreto (João do Rio) na Academia Brasileira de Letras.

TELEGRAMMAS

A situação na Russia - O cholera morbus

Rio, 22 - O “Paiz” publica em sua edição de hoje, o seguinte “suelto”: “ Não podem ser peores as noticias que chegam da Russia. Aquillo, de facto, anda mal, parece que o demonio tomou conta do antigo Imperio czarista, e o devasta com todas as calamidades imaginaveis, desde a mais antiga e historica, até á mais nova e futurista. Agora é o cholera-morbus que por lá faz estragos indescriptiveis, anniquilando populações inteiras. Como sempre, o notavel scientista hespanhol Lamas estuda profundamente o assumpto. A peste caminha do Oriente para o Occidente, ora com lentidão ora de maneira vertiginosa. A 13 de julho deste anno, registraram-se na Russia nada menos de 27.779 casos de cholera-morbus, quando no dia 6 o numero de casos era de 13.476. Portanto, em uma semana, a peste fez mais do que duplicar-se. Já é um triste prodigio. Em consequencia, agita-se a classe medica. Nas regiões attingidas, tomam-se providencias decisivas. Fecham-se as fronteiras. Os camponezes morrem. Não só de cholera-morbus como de fome.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de julho na história

1883 - Inauguração em Campos, RJ, da primeira iluminação elétrica. 
1922 - Fundação do PC chinês, com apenas 57 militantes.
1932 - Santos Dumont, após um período de depressão, suicida-se. 
1952 - Adhemar Ferreira da Silva conquista medalha de ouro e recorde mundial no salto triplo na Olimpíada de Helsinque.
1991 - Deixa de circular o jornal Ultima Hora.

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895