A fome na Rússia

A fome na Rússia

Correio do Povo do dia 22 de julho de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Distribuição de alimentos para a população russa que sofria com a fome.

publicidade

O problema russo - A fome ameaça muitos milhões de habitantes

Berlim, 21 -
Segundo annuncia o “Rote Fahne”, orgam bolchevista allemão, é muito provavel a queda do governo communista da Russia a menos que sejam encontrados meios de evitar a fome e consequente perda de colheitas. O mesmo jornal noticia que estão em perigo imminente 20 milhões de russos, sendo que um telegramma official da Russia reconhece que a situação é muito seria, estando ameaçada a maioria da população da região de Volga. 

Riga, 21 - Segundo noticia o “Investia” em Moscou o numero de casos de cholera registrado até 13 de julho era de 27.790, offerecendo um augmento comparado com o que se registrava em 6 do mesmo mez e que já atingia a cifra de 13.476.

DIVERSAS

O centenario da morte de Dante - “O Comitato Dante Alghieri” tomou a iniciativa de se commemorar tambem aqui o sexto centenario da morte do poeta Dante Alighieri. Aquella corporação resolveu confiar a direcção desta commemoração a um comité constituido de membros da colonia italiana e de brasileiros. Esta medida foi tomada seguindo-se o exemplo do que se está fazendo no Rio de Janeiro e em S. Paulo, onde são promotores das homenagens ao grande poeta italiano, cidadãos naturaes dos dois paizes. Para tratar da organização deste comité, haverá, terça-feira proxima, ás 20 1/2 horas, uma sessão no salão da Confeitaria Rocco. A idéa do “Comitato Dante Alighieri” tem obtido desde já, o mais franco acolhimento, fazendo-se por isso prever que as homenagens a Dante Alighieri se revestirão do maximo brilhantismo. 

Gaspar Martins - Amanhã, ás 8 1/2 horas, na egreja do Rosario, celebrar-se-ão missas solemnes em homenagem ao 20º anniversario do fallecimento do conselheiro Gaspar Silveira Martins. Em outro logar desta folha vae ser publicado um convite aos correligionarios.

Os embarques de mercadorias na Viação Ferrea - Para os despachos de cargas na estação central da Viação Ferrea, estão livres, hoje, as linhas da Fronteira, Serra, Santa Maria e Caxias.

TELEGRAMMAS

A suppressão dos jornaes ás segundas-feiras

S. Paulo, 21 -
O conselho municipal votará sabbado a lei que supprime a publicação dos matutinos ás segundas-feiras, para decanso dos jornalistas e empregados das officinas. 

Os successos da Alta Silesia 

Paris, 24 -
O correspondente do “Le Journal”, em Berlim communica que o movimento das tropas allemãs na Alta Silesia justifica a remessa de tropas alliadas. Algumas companhias da “selbschultz” que se dizia acharem-se licenciadas, e outras companhias da “orgesch” reinam, de modo absoluto, no sector delimitado pelas cidades de Breslau, Wamelen, Braog, Minsch e Glatz. Os legionarios chegaram ali de todos os pontos do Imperio, animados pelo soldo de 50 marcos diarios, na certeza de viverem a custa dos habitantes da Alta Silesia. Em Breslau, havia muitas tropas irregulares. Os allemães estão levantando na região silesiana um exercito de 200.000 homens, tirados de varias organizações militares. O recrutamento e o engajamento continua sendo em Breslau. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de julho na história

1833 -
É elevada à categoria de Freguesia a povoação de Caçapava.
1942 - Judeus de Varsóvia são transportados para o campo de Treblinka.
1944 - Criação durante a Conferência de Breton Woods do Banco Mundial (Bird) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
1968 - Sede da ABI é alvo de atentado à bomba. 
1979 - Presos políticos fazem greve de fome contra o projeto de anistia.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895