O successos da Alta Silesia

O successos da Alta Silesia

Correio do Povo do dia 21 de julho de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A situação na Alta Silesia causava tensão nos governos da Europa

publicidade

 

O successos da Alta Silesia 

Londres, 20 - Foram feitas suggestões indirectas em favor da intervenção norte-americana na questão da Alta Silesia, pois se teme que tudo degenere na abertura de hostilidades. O governo britannico aconselha a reunião immediata do Conselho Supremo, mas os francezes oppuzeram-se sob a allegação de que nada resultaria dessa conferencia, tornando materialmente a situação ainda peor. Considera-se que ha uma ameaça de paz na Europa, que tal significa a situação presente na Silesia, e poderá provocar o adiamento de outras questões no momento. Affirma-se que a situação silesiana está provocando ansiedade em muitos governos da Europa, sendo esperados importantes acontecimentos dentro de 48 horas. 

DIVERSAS 

Congresso Federalista - Realizou-se hontem, ás 15 horas, no predio n. 55, á rua 7 de Setembro, a primeira sessão preparatoria do Congresso Federalista cuja installação official será no dia 24 do corrente.. 

A pecuaria rio-grandense - O jornal “El Diario del Plata”, de Montevidéo, publicou um numero especial com o fim de tornar conhecidos os progressos da pecuaria no Estado do Rio Grande do Sul. Nessa edição publica photographias acompanhadas de descripções minuciosas dos principaes estabelecimentos, assim como a ligação existente entre aquelles e os principaes estabelecimentos, da zona limitrophe do Uruguay. O mesmo jornal occupa-se detalhadamente dos estabelecimentos do coronel Francisco de Carvalho Junior. 

Associação Riograndense de Imprensa - Conforme noticiámos, realisar-se-á no proximo sabbado, 23, a missa que esta Associação manda rezar por alma do jornalista Paulo Barreto (João do Rio), director d’ “A Patria”, do Rio. A missa terá lugar na Cathedral Metropolitana, ás 8 1/2 horas, e terá o gentil concurso de uma orchestra do Centro Musical. Em outro local, publicamos o convite da Associação para essa homenagem, á memoria do saudoso jornalista brasileiro e escritor, que atuou de forma marcante no jornalismo e na literatura fluminense. 

TELEGRAMMAS

Novo theatro

Rio Pardo, 19 - Foi inaugurado o novo Theatro Apollo, que tem confortaveis installações modernas. Era enorme a affluencia pública sendo necessario prohibir a entrada de muitas pessoas. Os proprietarios do Theatro, irmãos Fischer, foram felicitados. 

O gigante Francisco Angelo Guerreiro 

Rio, 20 - Numa sala do 1º andar do Cinema Parisiense, começou hoje a ser exhibido á curiosidade publica do gigante gaucho Francisco Angelo Guerreiro. A seu lado é tambem exhibido o então Joaquim Rufino Nicolão, cuja diminuta estatura contrasta com o porte colossal do seu companheiro. Numerosas pessoas subiam para contemplar as duas creaturas excepcionais. A porta de entrada para o sobrado na avenida Rio Branco, onde um pregoeiro mostrava um enorme sapato do gigante, havia aglomeração de populares. 

Gaspar Martins

Cachoeira, 20 - O partido federalista local mandará celebrar, no dia 23 do corrente, solemnes exequias por alma do conselheiro Gaspar Silveira Martins.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 21 de julho na história
1902 -
Fundação do Fluminense Futebol Clube. 
1911 - Nasce o teórico canadense Marshall McLuhan.
1972 - Confrontos provocam 16 mortes e deixam 130 feridos na Irlanda do Norte.
1983 - Greve geral nacional, a primeira depois de 1964, tem êxito parcial, com a intervenção nos sindicatos dos bancários e metroviários de SP.

 

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895