A Exposição Nacional do Centenário da Independência

A Exposição Nacional do Centenário da Independência

Correio do Povo do dia 17 de julho de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Exposição Nacional do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro.

publicidade

Exposição Nacional do Centenario

O inspector agricola, agronomo Luiz Gomes de Freitas, recebeu o programma da Exposição Nacional do Centenario, a realizar-se no Rio á 7 de setembro de 1922. Foi elle enviado pela commissão organisadora da parte que se relaciona com o Ministerio da Agricultura e da qual é presidente o ministro da mesma pasta, vice-presidente o dr. Antonio Olyntho dos Santos Pires e secretario geral dr. Delfim Carlos B. da Silva. O referido programma apresenta as seguintes sub-divisões: a) Agricultura b) Industria Pastoril c) Varias industrias d) Commercio e) Economia e Estatística. As industrias ruraes estão ligadas á agricultura ou á industria pastoril, segundo a sua natureza.

DIVERSAS

Por causa da vaccina - O vapor Itagiba, que daqui partiu quarta-feira, chegou, como se sabe, ao nosso porto com atraso de um dia. Os nossos telegrammas ligeiramente se occuparam do incidente occorrido com dois passageiros daquelle vapor, no porto de Santos. A causa foi a vaccina, que ali occasionou um charivari, e que felizmente, não chegou a dar logar a consequencias mais lamentaveis. Pelas informações, houve uma rebeldia em Santos, por parte de dois passageiros que viajavam no Itagiba, mas que a intervenção da policia serenou tudo. A execução do regulamento sanitario - a que exige aos passageiros, que ajam de desembarcar nos nossos portos, um attestado de vacina, motivou uma séria complicação entre as autoridades de Saude Maritima, em Santos, e passageiros do vapor Itagiba, de passagem por aquelle porto. Foi tomado providencias para que o vapor Itagiba não fosse interditado no porto e seguisse viagem.

TELEGRAMMAS

Ramal ferreo 

Santo Angelo - Cruz Alta 

Santo Angelo, 16 -
Espera-se, com grande interesse, a solemnidade de incorporação do ramal ferreo daqui a Cruz Alta á rede encampada pelo governo do Estado.

Morte de um poeta 

S. Paulo, 16 -
Todos os jornaes referem-se sentidamente á morte do poeta Aphonsus de Guimaraens, considerando-o como um dos maiores poetas da lingua portugueza. 

Chegaram a S. Paulo os primeiros colonos russos 

S. Paulo, 16 -
Os primeiros colonos russos que aqui chegaram são rapazes fortes. Disseram elles estar dispostos a trabalhos pesados, pois eram agricultores em seu paiz. Entre elles, ha algumas pessoas de boa origem e que ficaram reduzidas a miseria.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de julho na história

1934 -
Getulio Vargas é eleito presidente pela Constituinte. 
1955 - Juan Manuel Fangio é o campeão mundial automobilismo de F1.
1955 - Inauguração da Disneylândia.
1973 - O cantor e compositor Geraldo Vandré é preso no aeroporto do Rio de Janeiro, ao retornar de turnê na Europa.
1994 - O Brasil conquista o tetracampeonato de futebol nos EUA.

O dia 18 de julho na história

1847 -
Morre Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha. 
1911 - Lançamento no Rio de Janeiro do Jornal A Noite.
1918 - Nasce o líder negro sul-africano Nelson Mandela. 
1921 - Vacina BCG, contra tuberculose, é aplicada em uma criança pela primeira vez. 
1967 - Morre em acidente aéreo o presidente Castelo Branco. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895