A navegação entre a Allemanha e o Brasil

A navegação entre a Allemanha e o Brasil

Correio do Povo do dia 15 de julho de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Navios da Companhia de Navegação Hamburguesa

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A navegação entre a Allemanha e o Brasil - Serão restabelecidas as viagens

Rio, 14 - A Companhia de navegação Hamburgueza cujos paquetes, principalmente o “Cap Ancona”, “Cap Finisterra” e “Cap Trafalgar”, gosavam entre o publico viajante brasileiro merecida confiança, iniciou depois de terminada a guerra mundial que lhe trouxe a perda de toda a sua flotilha a reconstrucção de sua frota no começo do anno. Em 1922 tenciona a Companhia reencetar o seu serviço regular de passageiros e pôr á disposição do publico, por ora, 3 paquetes de luxo de grande tonelagem que se acham actualmente em construcção e se chamarão “Antonio Delfino” “Cap Norte” e “Cap Prior”. A tonelagem destas novas unidades da marinha mercante allemã será de 15.000 e a velocidade de 14 milhas, o que permittirá aos vapores fazer a travessia de Lisboa ao Rio em 13 dias. 

DIVERSAS

14 de Julho - Hontem, foi dia feriado nacional consagrado á confraternisação dos povos americanos e tambem estadual, pois registra a data da promulgação da Constituição do Estado. Nas repartições e nos bancos não houve expediente, devendo o commercio fechar mais cedo. Á noite foram illuminadas as fachadas dos edificios publicos. - O povo francez tambem commemorou hontem mais um anniversario da tomada da Bastilha. Como noticiámos, o sr. Fernando Puech, consul da França nesta capital, deu recepção ás 11 horas, aos seus patricios aqui domiciliados, assim como áquelles que quiseram visital-o. Muitas foram as pessoas que ali compareceram afim de apresentar cumprimentos ao consul da nação amiga. - Na Escola Complementar, além de outras commemorações á passagem da data de 14 de julho, as aulas das professoras Alayde Silveira e Natercia Cunha,, deram brilhante desempenho ao seguinte programma: I Hymno Rio Grandensene; II os ninhos - Josué Martins ; III o filho desobediente - Julieta Alves; IV Monólogo; Fui approvada - Isaura Sá Britto; V Na Escola - Odo Cazzulo; VI O torrão natal - Doracilia Valladares; VII Saudação á Bandeira - Aurea Prado; VIII Ser brasileira - Yvonne Moraes Fernandes; IX O grande brasileiro - Acyla Goldophim; X 14 de Julho - Guiomar Alves; Hymno Nacional. 

TELEGRAMMAS

As tarifas ferroviarias

Carasinho, 14 - Têm causado excellente impressão os artigos publicados no “Correio do Povo” pelo sr. Carlos Grivicich a proposito das tarifas da Viação Ferrea. Com o fornecimento de mais alguns vagons, não haverá interesse para mais carregamento, visto ás actuaes tarifas darem margem para venda de madeira de 2ª e 3ª qualidades, cujo stock é colossal, estando quasi exgotado o de madeiras de 1ª. 

A resaca na Guanabara 

Rio, 14 - A resaca continuou a causar estragos durante a noite. Ás 6 horas da madrugada o cáes da Gloria apresentava doloroso aspecto: o mar invadira o jardim arrancando arvores e os combustores da illuminação numa terrivel furia destruidora. Em outros pontos, a violencia das vagas augmenta em vez de diminuir. Acha-se atracado desde hontem pela manhã no cáes do porto o paquete “Andes” da “Mala Real Ingleza”. Esse navio soffreu tambem com a resaca. Com o furor continuo do mar, o grande transatlantico foi jogado de encontro ao cáes arrebentando-o num bom pedaço.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de julho na história
1936 -
A Cia. de Aviação Panair do Brasil inaugura serviço de bordo. 
1945 - PCB e Prestes fazem comício no Estádio do Pacaembu. 
1973 - Morre o ator norte-americano Bruce Lee.
1976 - Fiat inaugura fábrica em Betim, Minas Gerais. 
1996 - É proibido o fumo em ambientes públicos fechados.
1997 - O estilista italiano Gianni Versace é assassinado. 

 


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