O gigante rio-grandense

O gigante rio-grandense

Correio do Povo do dia 14 de julho de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O gigante gaúcho media 2,17 metros

publicidade

O gigante rio-grandense 

Rio, 13 - A nota interessante do dia, hoje, foi a visita do gigante rio-grandense Francisco Angelo Guerreiro, ás redacções dos jornaes. Com a sua estatura excepcional, Guerreiro, despertou a curiosidade publica, sendo acompanhado sempre por grande massa de curiosos, ao entrar e sair do automovel que o conduzia. Perguntado porque não dava um passeio a pé pela avenida Rio Branco, o gigante respondeu que “podiam aggraval-o”, pois contava que a curiosidade publica não o deixasse andar livremente, podendo dar-se, assim, o caso de pisar alguem. Francisco Guerreiro vae exhibir-se, brevemente, no salão do sobrado onde funcciona o Cinema Parisiense. 

DIVERSAS

A successão presidencial - Realizar-se-á, hoje, ás 16 horas, junto á estatua de Rio Branco, á praça Senador Florencio, um comicio civico, em propaganda das candidaturas dos drs. Nilo Peçanha e J .J. Seabra á presidencia e á vice-presidencia da Republica. Em nome do comité de propaganda falará o dr. Renato Costa, sendo tambem facultada a palavra a outros oradores. 
Commercio varejista - Uma commissão de varejistas percorreu a Tristeza, Crystal, Villa Nova, Belém Novo, Belém Velho e Viamão, conseguindo adhesões á sua iniciativa de obter a revogação do imposto sobre lucros commerciaes. Tambem a mesma commissão continua nos seus trabalhos de reerguimento da Sociedade de Varejistas, fundada em 1917. Domingo, ás 14 horas, no salão da Elena di Montenegro haverá uma assembléa geral para tratar de interesses da classe. 

Politica de Alegrete - O dr. Borges de Medeiros, chefe do partido republicano investiu, provisoriamente da direcção politica de Alegrete, os membros da executiva, que aceitaram o mandato que lhes foi confiado, srs. Jorge Falcão, Francisco Dornelles e Fredolino Prunes. Em virtude desta resolução tomada pelo dr. Borges de Medeiros, communicada em telegramma, os tres membros referidos tomaram posse de seus cargos, lavrando uma acta e fazendo as communicações devidas. 

TELEGRAMMAS

Os successos da Alta Silesia

Berlim, 13 - Comunicam de Oppeln que um grupo de allemães atacou um magistrado francez adido ao tribunal inter-alliado, o qual foi espancado e ameaçado de revólver, sendo-lhe roubada uma pasta. Uma patrulha britannica salvou-lhe a vida. 

O julgamento dos criminosos de guerra 

Leipzig, 13 - Começou hoje o julgamento dos tenentes Dittmar e Boldt, officiaes de um submarino allemão e que são accusados de assassinio, por terem feito fogo contra botes salva-vidas do navio hospital “Dover Castie”, que fora torpedeado. Este julgamento attraiu grande assistencia ao tribunal. O processo foi intentado pelo promotor publico allemão; a Grã-Bretanha apenas pedirá o julgamento do commandante Patzig, que fugira da Allemanha. Foram arroladas 13 testemunhas inglezas e 52 allemãs, entre estas o almirante von Trotha. Ambos os accusados traziam ao peito as suas cruzes de ferro. O tenente Dittmar recusou-se terminantemente a defender-se da accussação que lhe era feita. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de julho na história
1908 -
Assassinato de Plácido de Castro, comandante da Guerra do Acre.
1909 - Inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
1911 - Nasce o ator Paulo Gracindo.
1960 - Assalto ao trem pagador rende Cr$ 27 milhões. O fato virou filme. 
1969 - Conflito entre Honduras e El Salvador termina com mil mortes. 
1986 - Morre o escritor Orígenes Lessa. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895