Intendência Municipal elevará de cinco para seis mil réis a taxa de água

Intendência Municipal elevará de cinco para seis mil réis a taxa de água

No dia 13 de julho de 1921, não houve edição do Correio do Povo.

Renato Bohusch

Companhia Hydraulica Porto-Alegrense.

publicidade

Augmento da taxa de água 

Annunciou-se, ha dias, que a Intendencia Municipal elevara de cinco para seis mil réis a taxa de agua. Estava visto que esse exemplo não havia de tardar muito a ser seguido. E a Companhia Hydraulica Porto-Alegrense, valendo-se da opportunidade, acaba de surprehender os seus consumidores com a desagradavel advertencia de elevação de 20% no preço até aqui cobrado pelo fornecimento de agua. Não sabemos com que poderosas razões ha de ser justificado este augmento. O mais provavel mesmo é que nem procura explical-o. Vimos, ainda agora, o que succedeu com o caso da luz. Emprezas poderosas colhendo dos serviços que exploram fartos lucros, distribuindo dividendos que alcançam 14%, sem nenhum argumento, pois, para explicar a sua attitude, elevaram o custo dos seus serviços, com o mais absoluto e acintoso desprezo pelos interesses da collectividade que as sustenta.

DIVERSAS

A exposição do centenario da independencia - O ministro da Agricultura, communicou ao governo do Estado, em telegramma, que entre as solemnidades projectadas para commemorar a nossa independencia politica, figura uma grande exposição de productos naturaes e industriaes de todos os Estados do Brasil. De posse desse despacho, o dr. Borges de Medeiros nomeou uma commissão nesta capital, afim de providenciar no sentido do Rio Grande do Sul ter uma representação condigna naquelle importante certamen. 

A navegação portugueza - Partiu o commandante Judice Bicker, que aqui viéra estudar as possibilidades a fim de que os Transportes Maritimos do Estado Portuguez possam extender a sua navegação até ao Rio Grande. Em sua passagem por esse porto, foram-lhe fornecidos os esclarecimentos de que necessitava. Por esse motivo, Bicker telegraphou ao presidente do Conselho da Administração dos Transportes propondo definitivamente que os vapores escalem pelo porto do Rio Grande. Nestas condições, é possivel que ainda este mez, o vapor Porto, de 7.000 toneladas, com acommodações para passageiros de todas as classes, e que ante-hontem devia ter saido de Lisboa, escale já pelo porto do Rio Grande, na sua viagem de regresso ao seu país de origem.

TELEGRAMMAS

Castro Alves

O 50° anniversario de sua morte Rio, 6 - Realizou-se hoje, na Academia Brasileira de Letras, a commemoração do 50º anniversario da morte de Castro Alves. O recinto em que se encontrava a mesa do director e occupado por academicos, estava florido desde cedo, e movimentado pela presença dos que tomariam parte na sessão. Ás 5 horas deu entrada na sala, sob a admiração geral, d. Adelaide Castro Guimarães Alves, irmã do notavel poeta bahiano, cuja existencia ia ser recapitulada pelos academicos. O sr. Carlos de Lact assumiu a presidencia, havendo tomados os logares os demais membros da selecta corporação. Antes de se iniciarem os trabalhos o sr. Carlos de Lact congratulou-se com os seus pares, pela presença do sr. Ruy Barbosa. Muitas palmas encerraram as palavras do presidente da Academia. Foi dada, então a palavra a Afranio Peixoto, que occupa a cadeira que tem como patrono o poeta dos escravos. 

Matérias publicadas na edição de 7 de julho de 1921

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de julho na história

1901 -
Santos Dumont contorna a Torre Eifell com um dirigível. 
1931 - Bancos fecham na Alemanha com início de crise financeira. 
1942 - Nasce o ator Harrison Ford.
1949 - Papa Pio XII anuncia excomunhão de integrantes e simpatizantes do comunismo.
1962 - Brochado da Rocha (PSD) é o novo primeiro ministro.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895