A epidemia de cólera na Rússia

A epidemia de cólera na Rússia

Correio do Povo do dia 12 de julho de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A fome e a cólera afetavam os refugiados do regime bolchevista

publicidade

O problema russo - Os horrores da cholera 

Londres, 11 - Os jornaes de Moscow trazem detalhes da grande epidemia de cholera que reina em varias cidades e regiões da Russia, e que está se alastrando assustadoramente. Na cidade de Moscow foram registrados officialmente 123 casos fataes. Segundo informa, o orgam das uniões trabalhistas, os governos dos estados balticos e a Cruz Vermelha Americana foram notificados officialmente do apparecimento de varios casos na Esthonia, verificados na maior parte delles em refugiados russos que atravessaram recentemente a fronteira. Estão sendo organisados desde já cordões de izolamento. Os mesmos governos cogitam de decretar a quarentena obrigatoria. 

DIVERSAS

A vaccina obrigatoria - É concebido nos seguintes termos o projecto ha dias apresentado á Camara, pelo deputado Evaristo do Amaral e subscripto por toda a bancada rio-grandense, em torno do qual tem havido forte discussão: Artigo 1º - Fica prohibida a vacina obrigatoria, seja qual fôr a forma directa ou indirecta de sua imposição; Artigo 2º - O governo poderá exigir seja para o que fôr a vaccinação o atestado de vaccina. Artigo 3º - Revogam-se as disposições em contrario. 

Os bondes da Companhia Força e Luz 

Iniciou-se, hontem, o serviço de descarga dos 16 bondes e outros materiaes encommendados da Inglaterra pela Companhia Força e Luz e que, a bordo de tres chatas, se achavam no porto desta capital desde o mez de maio ultimo. O alludido material está sendo descarregado para um armazem de propriedade do dr. Rodolpho Arons, situado á rua Voluntarios da Patria n. 162, e que a direcção da Força e Luz conseguiu arrendar, confirmando-se, assim, o que noticiámos em nossa edição de ante-hontem. Neste armazem ficará o material da Força e Luz sujeito á fiscalisação das autoridades aduaneiras, pagando a competente taxa de armazenagem, até uma melhor situação do mercado cambial permita a sua retirada e colocar os bondes em circulação. 

TELEGRAMMAS

O Congresso da Terceira Internacional 

Riga, 11 - Um telegramma official de Moscou informa que depois de ouvir a exposição do chefe do Executivo, Lenine, o Congresso da Terceira Internacional aprovou a politica seguida pelo governo dos soviets, declarando que ella não desvirtua os principios communistas e visa, pelo contrario, consolidar o regumen da dictadura do proletariado russo. 
A Allemanha e os alliados - O julgamento dos criminosos de guerra

Berlim, 10 - Uma nota officiosa diz que a delegação franceza que assistia os julgamentos do tribunal de Leipzig informou ao presidente do Senado que recebeu ordem do governo francez de se retirar para Paris immediatamente bem como todas as testemunhas francezas. 

Berlim, 10 - Uma nota officiosa annuncia que apezar da retirada da delegação franceza, os julgamento do tribunal de Leipzig continuarão até o final. Nem o ministério dos Extrangeiros nem o da Justiça foram informados da retirada da missão. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de julho na história

1904 - Nasce o escritor chileno Pablo Neruda. 
1917 - Greve geral em São Paulo envolve barricadas e tiroteios.
1922 - Alemanha pede moratória do pagamento das dívidas da I Guerra.
1933 - Ouro Preto é considerada Cidade Monumento Nacional. 
1980 - Pelé é eleito atleta do século.
1990 - Morre na Itália o jornalista João Saldanha. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895