A chegada dos bondes elétricos vindos da Inglaterra

A chegada dos bondes elétricos vindos da Inglaterra

Correio do Povo do dia 10 de julho de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A chegada dos bondes elétricos da Inglaterra ampliaram o serviço.

publicidade

Os bondes da Companhia Força e Luz

Encontram-se no porto desta capital, desde o mes de maio ultimo, a bordo de tres chatas, para os quaes haviam sido baldeados no Rio Grande, os 16 bondes e outro material vindos da Inglaterra por encommenda da Companhia Força e Luz. Em virtude, porém, da extraordinaria quéda da taxa cambial e consequente augmento dos direitos alfandegarios em ouro, a Companhia Força e Luz, considerando que, caso fizesse immediatamente o despacho do alludido material, teria com isso um enorme prejuizo, pois que só de direitos alfandegarios iria pagar mais de 100 contos de réis ouro, ou sejam mais de 500 contos de réis em papel, resolveu aguardar a tão almejada alta do cambio, a exemplo do que está fazendo o commercio em geral.

DIVERSAS

Gaspar Martins e Pedro Moacyr - Nos dias 23 e 24 do corrente, passarão respectivamente, os anniversarios da morte do conselheiro Gaspar Martins e do dr. Pedro Moacyr. Em reunião, hontem realisada, foi deliberado pela commissão directora do partido federalista desta capital, commemorar aquellas datas, que assignalam o desaparecimento dos dois grandes vultos do federalismo.

Usina hydro-electrica - Regressou a Santa Maria de sua excursão ao rio Guassupy, situado na divisa desse municipio com o 7º districto de Julio de Castilhos, o dr. Harvey, represenante da The English Electric de Londres. Esse engenheiro foi áquelle local examinar e medir a força da cascata ali existente, para formular um projecto para installação de uma hydro-electrica. A impressão recebida foi a mais animadora possivel, verificando o dr. Harvey que a cascata fica em um lugar apropriado para o assentamento de uma usina.

TELEGRAMMAS

O poeta Paul Fort no Brasil 

Visita ao tumulo de Olavo Bilac

Rio, 9 -
O sr. Paul Fort, principe dos poetas francezes, actualmente no Brasil, visitou hontem o tumulo do cemiterio S. João Baptista onde se acha sepultado Olavo Bilac. A visita do poeta francez foi acompanhada pelo escriptor Coelho Netto. O sr. Paul Fort demorou-se alguns minutos deante do tumulo do principe dos poetas brasileiros. 

Escola Rivadavia Correa - Homenagem á memoria do seu patrono

Rio, 9 - A Escola Rivadavia Correa prestou hoje á tarde expressiva homenagem ao seu patrono, cujo retrato em bronze foi inaugurado. 

Os direitos autoraes de brasileiros

Rio, 9 -
O governo brasileiro acaba de adherir á convenção internacional de Berna para protecção aos direitos autoraes brasileiros nos paises extrangeiros. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de julho na história

1964 -
Lançamento da minissaia, por Mary Quant. 
1982 - Morre o músico Jackson do Pandeiro. 
1983 - Enchentes em Santa Catarina matam 36, deixam 270 mil desabrigados e causam prejuízos incalculáveis.
2001 - Entra em vigor no Brasil o Estatuto das Cidades, com novas regras para o uso do solo urbano.

O dia 11 de julho na história

1926 -
Inauguração do Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro.
1954 - Alfredo Stroessner lidera golpe militar no Paraguai, permanecendo no poder por 35 anos. 
1966 - Inicia a Copa do Mundo na Inglaterra. 
1971 - Salvador Allende nacionaliza minas de cobre no Chile.
1989 - Morre Lawrence Olivier, ator e diretor inglês.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895