Os protestos na Alemanha pelo tratado de Versalhes

Os protestos na Alemanha pelo tratado de Versalhes

Correio do Povo do dia 3 de julho de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

As medidas do tratado de Versalhes provocaram protestos.

publicidade

A Allemanha e os alliados - A questão do desarmamento

Berlim, 1 -
O commissario do desarmamento deixou as suas funcções por haver expirado o periodo fixado para a execução das disposições de que tratam as clausulas do tratado de Versailles relativas ao desarmamento. Uma nota officiosa publicada hoje pela imprensa berlinense annuncia que foi observado o praso que terminava hontem para a execução de certas condições do desarmamento. Adianta a nota que as organisações tinham sido dissolvidas, tendo sido entregues as armas que ellas possuiam bem como o material de guerra excedentes ás quantidades autorisadas pela commissão inter-alliada de fiscalisação. Essa commissão foi avisada da execução dessas medidas.

DIVERSAS

Prisão de um ladrão de gallinhas - Alberto Grande é o terror dos galinheiros do districto, sendo quasi diarias as suas “visitas”. Ainda hontem, pouco depois das 3 horas, voltava elle de uma das suas mais proveitosas incursões ao dominio alheio, conduzindo 5 gallinhas ás costas, quando, ao passar pela rua Botafogo, teve a desdita de esbarrar com o inspector Pedro Machado. Este, immediatamente, deu voz de prisão ao meliante, que reagiu, mas quando viu que aquelle inspector, auxiliado pelo agente nº 292, se dispos energicamente a effectuar a prisão, achou prudente fugir, lançando-se a um arroio proximo. Mesmo assim, não conseguiu Grande escapar a prisão, sendo recolhido ao xadrez. As gallinhas ficaram á disposição de seu dono. 

Objectos perdidos - O sr. João Bohr depositou em nosso escriptorio uma chave, encontrada á rua 7 de Setembro. Entregamos um livro de orações ao sr. Paulo David. 

TELEGRAMMAS

O transporte ferro-viario de gado 

S. Paulo, 2 - Os jornaes occupam-se longamente hoje da situação em que se acham os invernadores, os quaes estão impossibilitados de transportar gado por via ferrea para os frigorificos daqui e de Santos. Allegam os jornaes que a prohibição do transporte ferro-viario de gado não tem razão de subsistir, visto que não existe peste bovina em Barretos e que o gado chegado aqui é logo abatido.

Imprensa 

S. Paulo, 2 - Completa hoje 34 annos de existencia o jornal “A Platéa” que aqui se publica. 

Os successos da Alta Silesia 

Londres, 2 - Annunciam que os insurrectos polacos evacuaram, as regiões que occupavam, deixando a administração nas mãos das autoridades por elles mesmo nomeadas durante a occupação.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de julho na história

1904 -
Morre Theodor Herzi, fundador do sionismo.
1917 - Nasce o comentarista esportivo João Saldanha. 
1935 - Morre o industrial francês André Citröen.
1962 - Independência da Argélia.
1974 - Morre Jim Morrison, vocalista do conjunto “The Doors”. 
1996 - Bóris Yeltsin é reeleito presidente da Russia.

 

O dia 4 de julho na história

1898 -
Santos Dumont sobrevoa Paris no balão Brasil. 
1933 - Gandhi é condenado a um ano de prisão. 
1946 - Proclamação da República das Filipinas. 
1948 - Morre o escritor Monteiro Lobato.
1954 - A Alemanha conquista a Copa do Mundo. 
1992 - Morre o músico e compositor argentino Astor Piazzolla.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895