Testemunhas de acusação são ouvidas em julgamento dos criminosos de guerra

Testemunhas de acusação são ouvidas em julgamento dos criminosos de guerra

Correio do Povo do dia 2 de julho de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

As testemunhas estavam sendo ouvidas no julgamento de Leipzig.

publicidade

A Allemanha e os alliados - O julgamento dos criminosos de guerra 

Leipzig, 1 - Continua o julgamento do general Stenger e do major Benno Crusius. Foram ouvidas hoje diversas testemunhas de accusação tendo uma affirmado que recebera ordem daquelle general para dar cabo dos feridos. Outra testemunha accrescentou que assistira á execução de quinze prisioneiros ordenada pelo mesmo general, o qual protestou contra os dois depoimentos.

Berlim, 1 - Em circulos officiaes diz-se que já foram executadas dentro do prazo estabelecido pela commissão inter-alliada todas as condições do ultimato de Londres, concernentes á dissolução das organisações de auto-protecção e á entrega de armas e equipamentos do exercito.

DIVERSAS

O preço da luz - Hontem, como haviam resolvido, as casas commerciaes começaram a fechar as suas portas ás 18 e 19 horas, em virtude das companhias Fiat Lux e Força e Luz haverem augmentado o preço da luz em mais de 20%. Novas casas adheriram a este movimento de firmas que ha varios dias tinham tomado esta deliberação. Entre ellas figuram as seguintes: Eleutherio Araujo e Cia, situada á rua Fernando Machado n. 387; A Atalaia, de Maximiliano Flores, situada á rua Demetrio Ribeiro n. 269; e outras. 

Sociedade Germania - A sociedade Germania acaba de arrendar, por dois annos, o predio n. 7 da praça Julio de Castilhos, de propriedade da exma. viuva Luiz Lara da Fontoura Palmeiro, e no qual installará a sua séde. No contracto de arrendamento figura tambem o compromisso de compra do citado edificio pela mesma sociedade, pela importancia de 210 contos de réis.

Uma agencia do Banco do Brasil - O dr. Flores da Cunha, intendente de Uruguayana, recebeu o seguinte telegamma referente á installação de uma agencia do Banco do Brasil naquella cidade: “Palacio Cattete, 25 - O sr. presidente da Republica manda communicar-vos já foi escolhido agente para installação ahi agencia Banco do Brasil. Saudações, Agenor de Roure, secretario da presidencia.”

TELEGRAMMAS

Companhia Hulheira Capivary

Estrella, 1 - 
A Companhia Hulheira Capivary, que aqui passou ha algum tempo diversas acções, não deixou aqui nenhum agente ou procurador que receba as novas chamadas de capital, de sorte que os accionistas estão sujeitos a perderem as entradas já effectuadas. 

Distribuição de roupas e cobertores aos pobres 

Montenegro, 1 - 
O coronel Aurelio Porto, festeiro de S. João, tendo pago todas as despezas da festa, verificou a existencia de um saldo bastante regular, resolvendo, então, accrescental-o á importancia já arrecadada por uma commissão, para a compra de roupas e cobertores a serem offertados ás familias pobres do municipio. Essa idéa do coronel Aurelio Porto tem sido muito elogiada pela comunidade de Montenegro.

O Nacionalismo no Brasil 

S. Paulo, 1 - 
A Liga Nacionalista, patriotica instituição com séde nesta capital, publica hoje na imprensa local um manifesto lembrando os seus fins já conhecidos e pregados desde a campanha de Olavo Bilac. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de julho na história

1900 -
 Primeira viagem do Zeppelin “LZ1”.
1922 - Epitácio Pessoa fecha o Clube Militar e manda prender seu presidente, o marechal Hermes, ex-presidente da República.
1960 - A tenista Maria Esther Bueno é bicampeã de Wimbledon. 
1961 - O escritor norte-americano, Ernest Hemingway, pratica suicídio. 
1967 - Incêndio da TV Excelsior.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895