Os criminosos de guerra são julgados

Os criminosos de guerra são julgados

Correio do Povo do dia 1 de julho de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Julgamento de oficiais responsáveis pela morte de prisioneiros de guerra.

publicidade

A Allemanha e os alliados - O julgamento dos criminosos de guerra

Leipzig, 30 - Sob a presidencia do juiz sr. Schmidt, foram iniciados hoje os trabalhos do julgamento do general Karl Stenger e do major Benno Crusius, accusados de terem ordenado friamente o sacrificio de todos os prisioneiros francezes que cahissem em mãos dos seus soldados. O presidente do tribunal deu a palavra á promotoria para a execução dos dois officiaes cujo julgamento foi realizado a pedido do governo francez. O representante da justiça declarou ter encontrado provas para a responsabilidade criminal do general Stenger, provas essas constantes dos depoimentos das testemunhas, inclusive do proprio major que lhe parecia ter agido em cumprimento de ordens superiores.

DIVERSAS

Silva Jardim - Passa, hoje, mais um anniversario da morte de Silva Jardim, o ardoroso propagandista do regimen actual e que tragicamente desappareceu na cratera do Vesuvio. 

A successão presidencial - Em resposta a um telegramma que enviára ao dr. Nilo Peçanha, applaudindo a sua escolha para candidato á presidencia da Republica, por parte da dissidencia da convenção de 8 do mez findo, o dr. Joaquim Gaffrée recebeu o seguinte despacho: “Recebo com vivo contentamento a grande honra das suas manifestações civicas, - Nilo Peçanha”.

O typho em Cruz Alta - Seguiram, hontem, com destino a Cruz Alta, afim de recolherem certa quantidade da água que abastece o quartel das forças federaes daquella cidade, o 1º tenente pharmaceutico Manoel Ribeiro da Cunha Louzada e o academico de Medicina Oscar Pereira, assistente do laboratório do professor Pereira Filho. O liquido, que será colhido em frascos esterilisados, será examinado pelo mesmo professor, em seu laboratório, á requisição do general Cypriano Ferreira, commandante da 3ª Região Militar.

O preço da luz - Novos commerciantes adheriram hontem, ao movimento de reacção contra o augmento do preço da luz. Seguindo o exemplo de outros collegas, o commercio da avenida Bomfim resolveu fechar as suas portas, ás 19 horas, a partir de hoje.

TELEGRAMMAS

A successão presidencial

Ijuhy, 30 -
O coronel Soares de Barros, intendente municipal, manifestou-se solidario com o dr. Borges de Medeiros, relativamente á aceitação da chapa Nilo-Seabra para os cargos de presidente e vice-presidente. 

S. Sebastião do Cahy. 30 - A commissão executiva do partido republicano local e o intendente municipal telegrapharam aos srs. Nilo Peçanha e J.J. Seabra, hypothecando o seu apoio ás suas candidaturas. 

Torres, 30 - O partido republicano local está solidario com o dr. Borges de Medeiros na questão da successão presidencial da Republica. Foram passados telegrammas de apoio aos candidatos Nilo Peçanha e J. J. Seabra. 

Rio Grande, 30 - Está convocada para amanhã uma reunião do partido republicano local, afim de tratar das candidaturas Nilo-Seabra. A reunião será na séde do Centro Republicano. 

Cangussu, 30 - Causou muita boa impressão no seio do partido republicano local a noticia do manifesto apresentando a Nação as candidaturas Nilo Peçanha e J. J. Seabra

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de julho na história

1891 -
O republicano revolucionário Silva Jardim morre na Itália, aos 31 anos, numa erupção do Vesúvio. 
1901 - A cidade de Minas passa a se chamar de Belo Horizonte. 
1921 - Mao Tsé-Tung e outros 11 chineses fundam o PC Chinês. 
1925 - Lançamento do jornal Folha da Manhã, em São Paulo.
1974 - Morre o presidente da Argentina Juan Domingo Perón.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895