Os successos da Alta Silesia

Os successos da Alta Silesia

Correio do Povo do dia 28 de junho de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os polacos insurgentes estavam prestes a abandonar a região da Silesia

publicidade

Os successos da Alta Silesia 
Londres, 26 - Telegrapham de Berlim para o “Observer” dizendo que a aceitação do plano assentado entre o general inglez Hencker e o chefe das tropas allemãs, general von Hoeffer, pela comissão inter-alliada da Alta Silesia, dá esperanças de paz, embora o governo de Berlim continue a alimentar desconfianças. O correspondente do “Observer” informa que a população allemã na Alta Silesia formou uma “orgesch” para substituir as organisações militares de auto-protecção, que foram dissolvidas.
Paris, 26 - Parece que o movimento de evacuação da Alta Silesia começará a 28 deste mez, por parte dos polacos, e a 30 por parte dos allemães. 

DIVERSAS

Recenseamento do municipio de Porto Alegre - Ha dias, noticiamos que a Intendencia Municipal iria mandar fazer o recenseamento do municipio de Porto Alegre, commemorando o centenario da elevação desta capital á cidade. Para dirigir este serviço, que já teve inicio, a municipalidade designou o sr. Olympio de Azevedo Lima, funccionario municipal. Com esta é a quarta vez que o sr. Olympio Lima dirige e executa o recenseamento de Porto Alegre, por conta da Intendencia municipal. O seu ultimo trabalho, publicado em um livro que organisou, recebeu as mais longas referencias, entre as quaes, do conde Affonso Celso , pelas columnas do “Paiz”, no Rio de Janeiro. Sendo agora um trabalho que se prende ao centenario de Porto Alegre, procurará fazel-o o mais completo possivel, estando estudando um meio para que o seu resultado seja a expressão genuina da verdade. 

O preço da energia e luz electrica - Continuam as medidas de reacção contra as companhias Força e Luz e Fiat Lux, por haverem resolvido elevar o preço da luz em 20%. Negociantes da rua Christovam Colombo deliberaram fechar mais cedo as suas portas, a exemplo do que já resolveram varias casas commerciaes. Familias residentes á rua Marechal Floriano combinaram-se em não accender mais a luz nos corredores. 

TELEGRAMMAS

A successão presidencial 

Pelotas, 25 - Na proxima semana haverá no Theatro Guarany uma grande reunião popular, afim de se tratar da propaganda de chapa Nilo-Seabra á successão presidencial. 

Protestos contra o augmento dos preços do telephone e da luz electrica 

Bagé, 25 - Na séde da Associação Comercial daqui, haverá, ás 14 horas, de amanhã, uma grande assembléa geral, afim de dirigir ao intendente municipal um protesto contra o augmento de preços dos telephones e da luz electrica, caso a Companhia Telephonica não providencie para ser rescindido o contracto. Reina em toda população grande animosidade contra o acto da Companhia Telephonica. Muitos assinantes tem communicado estarem resolvidos a mandar retirar os apparelhos telephonicos de suas casas, de 1º de julho em diante, em virtude de não concordar com o reajuste.

O centenario de Mitre

Nova York, 25 - A Sociedade Hispano-Americana commemorou o centenario de nascimento do general Bartholomeu Mitre.

A grafia da época está 
preservada nos trextos acima
 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895