Conflitos entre polacos e alemães

Conflitos entre polacos e alemães

Correio do Povo do dia 25 de junho de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Os alemães queriam expulsar os insurgentes da Alta Silesia

publicidade

Os successos da Alta Silesia - Conflictos entre polacos e allemães

Varsovia, 23 - Tres polacos foram mortos e vinte e um ficaram feridos durante uma demonstração anti-allemã nas ruas de Bromberg, quarta-feira ultima. Os polacos accusam os allemães de maltratar os polacos que ficaram trabalhando nas fabricas allemãs.
Berlim, 24 - <EN>O sr. Jouhaux, secretario da Confederação Geral do Trabalho, ao regressar da Silesia, disse ao jornal socialista “Vorwaerts”, que os partidos allemães se arriscam a comprometter a sua propria causa, quando declaram que a volta do estado normal exige a expulsão previa dos insurrectos, impiedosa e violenta de toda Alta Silesia, e tambem quando se insurgem contra a ideia de aministia. 

DIVERSAS

Nome de estação - O dr. Flores da Cunha, intendente de Uruguayana, pediu ao Ministério da Viação, em nome do municipio e de seus moradores, para que seja mudado o nome da estação de Touro-Passo, da Viação Ferrea, para o de Plano Alto, visto na Linha Brasil Great Southern, entre esta cidade e Itaquy, ter uma estação com a mesma denominação, causa enganos no desembarque de mercadorias, etc.

O preço da energia e luz electrica - O recente accordo das companhias Força e Luz e Fiat Lux, no sentido de augmentar o preço da luz e da energia electrica em mais 20 por cento, começou a provocar uma reação por parte do commercio local. As joalherias da rua dos Andradas e adjacencias, conforme annuncio que publicamos, resolveram fechar as suas casas, ás 18 horas, a partir de segunda-feira proxima. Com essa medida, evitarão o gasto de luz. A casa Julio Appel, situada á rua dos Andradas, desde ante-hontem resolveu pôr em pratica a mesma medida. Outros estabelecimentos commerciaes estão, pelos mesmos motivos, cogitando de fechar mais cedo as suas portas. 

Bombardeamento de Porto Alegre - O dia de hontem registrou a passagem de mais um anniversario, em que a canhoneira “Marajó”, sob o commando do então capitão-tenente Candido Lara, bombardeou esta capital. 

A Annexação de São Marcos a Caxias

Caxias, 24 - O telegramma aqui recebido, communicando a definitiva annexação de São Marcos á Caxias, provocou regosijo intenso, ouvindo-se o espoucar de foguetes pelos cantos da cidade. O fallecimento de João do Rio 

S. Paulo, 24 - O fallecimento do escriptor e jornalista João do Rio occorrido esta madrugada no Rio, causou geral pezar aqui. Os jornaes traçam sentidos necrologios do extincto, cujas qualidades de espirito enaltecem. 

Rio, 24 - Hoje, no Senado, á hora do expediente o sr. Antonio Azeredo occupou a Tribuna, e pronunciou o seguinte discurso: “sr. Presidente, o Senado tem inscripto diversas vezes na acta dos seus trabalhos votos de pezar pelo desaparacimento dos brasileiros illustres. Como jornalista não posso deixar passar, sem a minha solicitação, uma manifestação do Senado com relação ao sr. Paulo Barreto (o João do Rio), homem de incontestavel talento de jornalista e do merito real de litterato”. O requerimento foi unanimemente approvado.

A grafia da época está 
preservada n os textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 25 de junho na história
1874 -
Os Muckers, sob o comando de João Jorge Maurer, reúnem-se no Morro da Ferrabraz, em São Leopoldo, para resistir à polícia.
1862 - É adotado por lei, no Brasil, o sistema métrico decimal.
1892 - Museu Nacional é instalado na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. 
1989 - Brizola é lançado candidato à presidência pelo PDT.
2000 - Morre o cantor Wilson Simonal. 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895