A conferência da Liga das Nações

A conferência da Liga das Nações

Correio do Povo do dia 24 de junho de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Assembleia da Liga das Nações.

publicidade

Os trabalhos da Liga das Nações - Uma conferencia para tratar do trafico das mulheres e crianças

Genebra, 23 - Reunir-se-á a 30 do corrente uma conferencia internacional promovida pela Liga das Nações para tratar da supressão do trafico das mulheres e creanças. Vinte e quatro Estados enviarão representantes a esta conferencia da qual participarão tambem delegados da repartição do Trabalho, sendo que varios governo enviarão representantes femininos. 

Genebra, 23 - O Conselho da Liga das Nações adoptou, por unanimidade, a resolução confiando á Polonia a missão de assegurar eventualmente a defesa de Dantzig, no caso de aggressão por um paiz limitrophe ou no caso em que a Polonia seja impedida de usar dos direitos que a convenção de 8 de novembro de 1920 lhe outorgou. A Polonia será igualmente encarregada de manter a ordem em Dantzig, em razão da insuffiencia das forças da policia local. O mesmo conselho reduziu o mandato dos senadores de Dantzig para quatro annos.

DIVERSAS

Municipio de Caxias - O governo do Estado, attendendo á vontade dos habitantes de parte dos 2º , 5º e 7º districtos, (São Marcos) do municipio de S. Francisco de Paula de Cima da Serra, que, em sua grande maioria, pediram a annexação do respectivo territorio ao municipio de Caxias, como o certificam os requerimentos apresentados e o relatorio do intendente de S. Francisco de Paula de Cima da Serra, que ratifica a resolução do conselho do mesmo municipio em favor do desdobramento do referido territorio, e considerando que o conselho municipal de Caxias já se pronunciou no sentido de modo favoravel á essa annexação, no uso da faculdade que lhe confere a Constituição artigo 20 n. 16, declarou annexada parte dos 2º, 5º e 7º districtos (São Marcos), do municipio de São Francisco de Paula de Cima da Serra ao territorio de Caxias. O territorio annexado é o que se compreende nos limites seguintes: a partir do arroio Bellardino, que delimita os dois municipios até sua foz no arroio Fachinal, por este abaixo até sua foz no rio S. Marcos, por este acima até encontrar a estrada Rio Branco, por esta Marianopolis (duas casas onde se bifurca a estrada para São Luiz e São Marcos), por esta estrada até encontrar o rio Riachinho e por este ao das Antas, pelo qual seguirá até a confluencia com o S. Marcos.

TELEGRAMMAS

Recital de canto

Pelotas, 23 - No theatro Guarany, repleto de exmas. familias da ellite pelotense, realisou-se hontem, o recital da cantora rio-grandense Aida Pogetti Hermann que teve o concurso do violonista professor Augusto Vasseur e o violoncelista Ardeuro Rogliano. A sra. Pogetti foi delirantemente applaudida, recebendo em cena aberta de um grupo de senhoritas artisticas “corbelles”. 

A situação politica - As adhesões ao sr. Nilo Peçanha

Rio, 23 - O sr. Nilo Peçanha mandou, hontem, annunciar na sua imprensa que já recebeu mais de 800 telegrammas de adhesões á sua candidatura. Apenas não publica esses telegrammas, guarda-os avaramente.... Porque? a resposta acode naturalmente aos labios de todos quantos conhecem os processos de que sempre foi useiro e vezeiro o senador fluminense. O sr. Nilo recebeu até agora um numero apreciavel de telegrammas, mais as adhesões á sua candidatura têm sido as de seus correliogionarios do Estado do Rio e as de alguns gatos pingados. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de junho na história

1866 -
Batalha de Tuiuti. O maior combate campal da Guerra do Paraguai.
1872 - Instala-se a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.
1901 - O pintor espanhol Pablo Picasso realiza sua primeira exposição.
1935 - Morre o cantor Carlos Gardel. 
1988 - Fundação do PSDB, com a presidência de Mário Covas.
2001 - Morre Milton Santos, geógrafo, importante intelectual do país.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895