Os preço da luz sofrem reajustes

Os preço da luz sofrem reajustes

Correio do Povo do dia 23 de junho de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Sede da Companhia Fiat Lux, na rua Sete de Setembro

publicidade

O preço da luz - Resistencia que se impõe

Tem causado, e era inevitavel que assim acontecesse, uma geral e justificada indignação a attitude das companhias Fiat Lux e Força e Luz Porto Alegrense, resolvendo elevar, mais uma vez, os já crescidos preços por que ambas fornecem aos seus consumidores, luz e força motriz. Ante a esses abusos constantes, a população está indefeza. Dir-se-ia de facto, de que nenhum recurso dispõe os poderes publicos para atalhar esses excessos da ganancia de emprezas poderosas e sempre insaciadas, a despeito dos dividendos fartamente remuneradores. Armadas de previlegios valiosissimos, as duas companhias nelles parecem não receiar limites ás imposições, com que subordinam a população inteira. 

DIVERSAS

O divorcio do Paraguay - Foi approvado definitivamente na Camara dos Deputados do Paraguay o projecto relativo á instituição do divorcio. 
Associação Rio-Grandense de Imprensa - Esteve reunida, ante-hontem, em sessão ordinaria, a directoria desta associação. Entre outras deliberações foi tomada a de telegraphar á Associação Brasileira de Imprensa hypothecando-lhe solidariedade á projectada manifestação jornalistica ao conselheiro Ruy Barbosa, pedindo áquella co-irmã representar a Associação Rio-Grandense de Imprensa na referida manifestação. Essa deliberação será tambem communicada ao manifestado. 
Melhoramentos em Alegrete - O intendente de Alegrete, entre outros trabalhos está mandando proceder ao nivelamento da praça da estação e trecho da rua Nina, occupando o material dali retirado na compostura de outras ruas. Terminado aquelle serviço, vae elle arborisar e ajardinar a mesma praça, dando-lhe um aspecto agradavel. A municipalidade está fazendo o replantio de arvores nos logradouros publicos e avenidas, bem assim no cemiterio publico.
Os cartazes - Pedem-nos reclamemos, mais uma vez, contra a collocação de cartazes em muros e paredes de predios, em diversas ruas, especialmente Demetrio Ribeiro, E preciso que a Intendencia multe os infractores. 

TELEGRAMMAS

Club Diamantino

Pelotas, 22 - Annuncia-se para breve a inauguração dos serões do Club Diamantino, havendo enthusiasmo entre os seus socios.
Um trem de luxo 

Rio Grande, 22 - Seguiu hontem, para Santa Maria, um carro de luxo destinado á Viação Ferrea e promptificado nas officinas locaes. Nas mesmas officinas, estão sendo montadas 25 locomotivas recem-chegadas. 

Agitação industrial na Inglaterra

Londres, 22 - A conferencia do partido trabalhista regeitou a proposta apresentada pelo grupo radical, para aceitar a filiação dos communistas ao partido trabalhista. Esta resolução foi tomada após acalorados debates, tendo um dos delegados se manifestado a favor da admissão do partido communista ao seio do partido trabalhista sob a condição de que promettessem acatar as deliberações da direcção do partido. O representante da Federação dos Mineiros, sr. Herbert Schmidt, disse que a maioria dos mineiros não simpatizava com os communistas. 

A grafia da épóca está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de junho na história

1902 - Albert Einstein começa a trabalhar na comissão de Patentes de 
Berna, na Suíça.
1907 - Nasce a atriz e humorista Dercy Gonçalves.
1921 - Morre o cronista João do Rio. 
1977 - Congresso aprova o divórcio.
1998 - Morre o cantor Leandro, que fazia dupla com o irmão Leonardo. 

 

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895