O chefe do governo do alemão presta discurso para o público

O chefe do governo do alemão presta discurso para o público

Correio do Povo do dia 21 de junho de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Joseph Wirth, Chefe do governo alemão (2º da D para E, sentado)

publicidade

A Allemanha e os alliados - Um discurso do chefe do governo allemão

Berlim, 20 - O sr. Wirth, chefe do governo allemão, discursou hontem, e declarou que a Allemanha sómente poderia reeguer-se pelo trabalho. O governo allemão - accrescentou elle - desejava cumprir fielmente o ultimatum alliado. Não negava que a palavra ultimatum era bem dura, mas desde alguns annos a palavra que indica violencia, tinha-se tornado a palavra caracteristica da desventura da Europa. Em 1914 houve tambem um ultimatum, aquelle dirigido a Servia e do qual resultou a morte e a ruina de todo o mundo como o inicio da deslocção de todo o systema economico mundial. Em seguida, depois de observar que o governo do Reich aceitára o ultimatum de accordo com a vontade da maioria do povo allemão, o chanceler accentuou que o governo também o aceitará para salvaguardar a unidade e as liberdades nacionaes. 

DIVERSAS

Grande Hotel Schmidt - Como há dias noticiámos, ficaram totalmente concluidas as obras de reconstrucção do Grande Hotel Schmidt, installado á rua Voluntarios da Patria, proximo á rua Ramiro Barcellos. Hontem á noite, realizou-se a reabertura daquelle estabelecimento, que acaba de ser dotado de todos os requintes necessarios ao fim do que se destina. O Grande Hotel Schmidt conta com 25 quartos, todos mobiliados com móveis de madeira de louro, possuindo, cada um delles, agua-corrente e muita luz. As salas de refeições são amplas, apresentando bello aspecto. Representantes da imprensa e outras pessoas convidadas compareceram á reabertura do Grande Hotel Schmidt, tendo todos feito uma demorada visita a esse estabelecimento, trazendo da mesma a mais agradavel impressão. Em seguida, em uma das salas que estava preparada com muito gosto, foi servido um banquete aos convidados constando o “menu” de boas iguarias, preparadas com muito capricho. O sr. Frederico Schmidt Filho, gerente, foi incansavel em prodigalizar gentilezas aos que participaram do banquete, durante o qual se trocaram amistosas saudações, sendo apresentadas felicitações aos proprietarios do Grande Hotel Schmidt. A festa de reabertura prolongou-se até tardias horas, trazendo a todos a mais agradavel impressão. 

TELEGRAMMAS

Novo jornal 
Alegrete, 20 -
Saiu, hoje, o primeiro numero de o “Pampa”, orgão de dissidencia do partido republicano local e publicado sob a direcção do dr. Miranda Netto. 

O dr. Assis Brasil 

Santa Maria, 20 - Chegou, hontem, aqui, proseguindo hoje para Cacequy, o dr. Assis Brasil. 

As homenagens ao conselheiro Ruy Barbosa 

Rio, 20 - A directoria da Associação Brasileira de Imprensa, ao receber o requerimento de alguns jornalistas que exprimiam o desejo de que a sociedade de sua classe, confraternisando com o novo congraçado em torno do grande nome de Ruy Barbosa manifestasse o jubilo com que o jornalismo assistiu á re-eleição do eminente mestre, já cogitava da dessa realisação dessa merecida homenagem, e de accordo com a suggestão dos requerentes e o sentir dos seus associados, deliberou apresentar ao eleito da Bahia as felicitações da Associação de Imprensa. 
A directoria da Associação, interpretando o pensamento de todos, saudará o grande brasileiro.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de junho na história
1839 -
Nasce o escritor Machado de Assis.
1908 - Manifestação de voto feminino em Londres reúne 10 mil mulheres.
1919 - Nasce o cantor Nelson Gonçalves.
1963 - É eleito o papa com o nome de Paulo VI.
1989 - Surto da meningite leva o Brasil a importar 5,5 milhões de vacinas.
1990 - Terremoto mata 35 mil pessoas no Irã. 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895