Conselheiro Ruy Barbosa é homenageado

Conselheiro Ruy Barbosa é homenageado

Correio do Povo do dia 19 de junho de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Ruy Barbosa em campanha para o Senado na Bahia

publicidade

Homenagens ao conselheiro Ruy Barbosa

Rio, 18 - Esteve, hoje, na residencia do conselheiro Ruy Barbosa, a commissão de senadores, nomeada por proposta do senador Alfredo Ellis, a qual foi cumprimentar o eminente brasileiro por motivo da sua reeleição para o Senado. Foi orador da commissão o sr. Alfredo Ellis, que terminou o seu discurso tecendo um hymno ao homenageado. Disse elle que Ruy Barbosa lhe perdoasse o desalinho da palavra, que visse nella um punhado de flores lançadas pobremente sobre a veneranda cabeça onde palpita pelo Brasil, um sistema cosmico de ideais generosos e altaneiros. Sua peroração foi coberta por uma salva de palmas. O conselheiro Ruy Barbosa respondeu dizendo: “As portas deste lar, a quem nunca se dirigiu em vão que o busca em nome e ao serviço da patria, abrem-se hoje de par em par aos que sob essa invocação, da parte do Senado brasileiro, vêm convidar-me a occupar, entre os embaixadores dos Estados , o logar que declinei e a que a unanimidade eleitoral da Bahia me manda tornar.

DIVERSAS

Don Juan infeliz - Ha tempos o major Getulio Manso , commandante do 3º batalhão da policia estadual de Minas Geraes, dirigiu á senhorita Gloria Felicio dos Santos, uma carta contendo pesados insultos. Inteirada do audacioso teôr da missiva, a moça deliberou tomar uma providencia energica, pessoalmente. O signatario das offensas frequentava o cinema, invarialvelmente aos domingos, de modo que a senhorita Gloria ao sair da sua casa, em Bello Horizonte, armada de um chicote, esperava encontral-o ali, como de fato o encontrou. Defrontando o major Getulio Manso na sala de exhibições, ainda illuminada, antes de começar a sessão, a senhorita usou do chicote e vibrou-lhe duas vergastadas seguras, uma em cada face. A platéa, repleta, acclamou a dignidade da acção, vivando a familia diamantinense e apupando o covarde. 
Objectos perdidos - O sr. Antonio Carlos Pires depositou um molho de chaves em nosso escriptorio. 

TELEGRAMMAS

Guarda nocturna

Bagé, 18 - Afim de organisar uma guarda nocturna, a Associação Commercial criou uma commissão.
Julgamento dos crimes de guerra
Bruxellas, 18 - O ministro da Justiça communicou a Camara o relatorio dos delegados belgas que haviam sido encarregados de acompanhar os julgamentos dos criminosos de guerra, pelo tribunal de Leipzig, e especialmente dos máos tratos infligidos ás crianças belgas durante a occupação. O relatório dos delegados belgas diz que o veredictum daquelle tribunal constitue um verdadeiro desafio á justiça, motivo por que o ministro dos extrangeiros belga telegraphou ao governo allemão dizendo que a Belgica vae entrar em accordo com os alliados para assegurar os direitos que lhe são conferidos pelo tratado de Versalhes. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de junho na história
1917 -
A Inglaterra aceita o voto feminino das maiores de 30 anos.
1944 - Nasce o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. 
1964 - Criação do Banco Nacional da Habitação.
1967 - O boxeador Cassius Clay recusa-se a lutar no Vietnã.
1984 - Tancredo Neves é indicado para concorrer à presidência. 
1991 - O traficante colombiano Pablo Escobar entrega-se à Justiça.

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895