O monumento ao general Osorio em Porto Alegre

O monumento ao general Osorio em Porto Alegre

Correio do Povo do dia 17 de junho de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O monumento ao general Osório em Porto Alegre

publicidade

O monumento ao general Osorio em Porto Alegre

O Paiz em artigo “Pelas nossas tradições” escreve: Ainda perduram na memoria de todos as manifestações posthumas a Gaspar Silveira Martins quando de Montevidéo para Bagé transportaram os seus restos mortaes. Foi uma consagração civica de alta significação, bellissima, pois se revestiu de uma justa e sincera unanimidade do Rio Grande do Sul. “Hoje os gaúchos preocupam-se sériamente com a erecção de estatua equestre ao glorioso centauro que foi general Osorio. “Esses factos e muitos outros que facilmente lembrariamos, provam que no Rio Grande do Sul como nos demais Estados da Federação, o patriotismo não é uma palavra oca: o povo brasileiro sabe orgulhar-se das suas gloriosas tradições” 

DIVERSAS

Trens de Rivera - Desde 5 do corrente que está vigorando um novo horario para os trens que saem de Rivera para Montevidéo. O horario alludido é o seguinte:
Saídas - Segundas feiras ás 11.30; quartas, ás 11.30, sextas ás 11.30. 
Chegadas: Segundas feiras, ás 14.15; quartas, ás 14.15 e sextas, ás 14.15.
Dois desastres de bonde - Registraram-se, hontem, dois desastres de bonde. O primeiro occorreu ás 17 1/2 horas, á rua da Azenha, e do seguinte modo: O soldado do 1º batalhão da Brigada Militar, Leonardo Alves Pedroso, solteiro, com 24 annos de edade, commeteu a imprudencia de tomar um bonde em movimento, justamente á ponte daquella rua e que não é ponto de parada. Perdendo o equilibrio, Leonardo foi arrastado pelo electrico a regular distancia, recebendo dois profundos ferimentos na cabeça e escoriações no joelho esquerdo. Leonardo foi removido para o hospital Militar da Brigada. O outro accidente teve consequencias graves e occorreu ás 23 1/2 horas, approximadamente. Um bonde da letra P, que fizera a volta pelo Gazometro, ao chegar á esquina da avenida Redempção, catrou em chave errada, indo de encontro ao bonde 23 que, em demanda do centro da cidade, vinha do fim da linha do Therezopolis. Foi attingido o conductor Aggripino Marques. 

TELEGRAMMAS

A situação politica - A attitude do Rio Grande do Sul

Rio, 15 - Havendo o sr. Borges de Medeiros telegraphado no sentido de concretizar o quanto antes a attitude assumida, por meio de uma chapa effectivando assim a formula do seu protesto, e afim de que fique evidenciado claramente e o quanto antes que o que pregou não póde nem deve ficar no terreno platonico. Pela manhã de hoje, uma delegação do Rio Grande composta de tres senadores e dous deputados, que foram os srs. Octavio Rocha e Carlos Penafiel, esteve na residencia do sr. Nilo Peçanha, conferenciando por largo tempo. 

Os successos da Alta Silesia 
Londres, 16 -
Communicam de Oppeln que duas companhias do batalhão de “Leinster” occuparam Gutentag, forçando os polacos a se retirarem para o sul. Estes devem tambem abandonar Grosstreifilz. O general von Hoeffer consentiu em evacuar Annaberg. O conde Korfanty disse desejar que as potencias alliadas providenciassem, o mais breve possivel, sobre a sorte da Alta Silesia. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de junho na história
1917 -
Nasce o ator norte-americano Dean Martin.
1929 - Noel Rosa se apresenta pela primeira vez em público, no 
Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. 
1932 - Fim da República Socialista no Chile com a deportação de Marmaduke e Eduardo Matte. 
1936 - Inicia a Guerra Civil Espanhola, que produziu 500 mil mortos. 

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895