A insistência da Grã-Bretanha na necessidade de imediata reunião do Conselho Supremo

A insistência da Grã-Bretanha na necessidade de imediata reunião do Conselho Supremo

Correio do Povo do dia 16 de junho de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Protesto dos alemães pedindo a incorporação da Alta Silesia.

publicidade

Os successos da Alta Silesia

Londres, 14 - A insistencia, por parte da Grã-Bretanha, na necessidade de immediata reunião do Conselho Supremo está sendo considerada como resultado do fracasso do entendimento entre a Grã-Bretanha e a França sobre a politica de expulsão dos polacos e allemães da zona plebiscitaria da Alta Silesia. Nos circulos officiaes sallienta-se que a Inglaterra concordou com o adiamento da reunião por sugestão da França de que primeiramente a ordem deveria ser restaurada. A hesitação por parte da França em agir contra os polacos, que são considerados pelos britannicos como agressores, impõe a necessidade de manifestação franca do Conselho Supremo. Nos circulos diplomaticos diz-se que a situação se tornou mais seria recentemente, porque os alliados estão agindo de modo contradictorio e não melhorou, apezar dos polacos haverem sido repellidos de differentes pontos.

DIVERSAS

O dr. Assis Brasil - Como era esperado chegou hontem a esta capital, pelo “Itaberá”, procedente de Pelotas, o eminente rio-grandense e nosso collaborador dr. J. F. de Assis Brasil. Numerosas pessoas aguardavam a sua chegada no trapiche da Costeira. Durante o dia e á noite, o illustre patricio recebeu no Grande Hotel, onde está hospedado, grande numero de visitas. Um dos nossos companheiros de trabalho foi tambem apresentar-lhe cumprimentos em nome do “Correio do Povo”.

Transporte ferro-viario - A direcção da Viação Ferrea attendeu ao pedido que lhe fez a Associação dos Commerciantes de Caxias, com relação aos vagões da linha de Carlos Barboza a Alfredo Chaves, que eram fornecidos no commercio dali, sob a condição de pagar este, além do frete ordinario, mais o frete de ida e volta de Alfredo Chaves a Carlos Barboza, ficando, ainda, a mercadoria sujeita ao imposto de Estatística e Expediente nas estações desta cidade e de Garibaldi. Para evitar esse inconveniente, o chefe do trafego determinou que os referidos vagões sejam, d’ora avante, despachados directamente para o ponto de destino. Fica, assim, o commercio de Caxias alliviado da sobrecarga a que estava sujeito antes da reclamação da Associação dos Commerciantes daquella praça.

TELEGRAMMAS

Novo jornal

Julio de Castilhos, 15 -
Appareceu, hoje, o 1º numero do jornal “O Precursor”, e que é director o capitão Lourival Hansen e gerente o sr. Vitalino Fernandes. O novo jornal foi recebido com sympathia. 

A situação politica 

Rio, 14 -
Informam de Campos, Estado do Rio, que o senador Nilo Peçanha, conversando hoje, na gare da estrada de ferro antes de embarcar, accentuou a coincidencia de completar nesta data o 11º anniversario da sua posse na presidencia da Republica e ser ainda o dia em que s. exc. fará a declaração se aceita ou não a indicação do seu nome como candidato de oposição ao candidato Arthur Bernardes. 

Rio, 15 - O “Correio da Manhã” na secção “Mundo politico”, diz em sua edição de hoje: “A crise politica provocada pelas candidaturas presidenciais tomou hontem o seu aspecto definitivo. O sr. Nilo Peçanha, interpretando os sentimentos dos representantes dos quatro Estados dissidentes lançará um appello ao sr. Arthur Bernardes, para que retire a sua candidatura. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de junho na história

1906 -
Lançamento do jornal A Gazeta em São Paulo.
1927 - Nasce o escritor Ariano Suassuna. 
1950 - Inauguração do estádio do Maracanã. 
1963 - Morre o compositor Lamartine Babo.
1965 - Miguel Arraes segue para o exílio na Argélia.
1969 - Georges Pompidou é eleito o novo presidente da França. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895