Os bondes da Companhia Força e Luz

Os bondes da Companhia Força e Luz

Correio do Povo do dia 11 de junho de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Os bondes importados da Inglaterra eram movidos por eletricidade

publicidade

Os bondes da Companhia Força e Luz 

Como se sabe, ha poucas semanas, em tres chatas, para as quaes haviam sido baldeadas no Rio Grande, chegaram 16 bondes e outro material destinado á Companhia Força e Luz. Este material havia sido encommendado, ha muito tempo, na Inglaterra, mas devido a varias circunstancias, decorrentes da anormal situação em que se encontra a Europa e da crise de transportes, a sua remessa foi retardada, de modo que só há pouco chegou a esta capital. Entre a data da encommenda desse material e da sua chegada, deu-se uma enorme differença de cambio, o qual, como se sabe, baixou consideravelmente. Assim, o valor do material que importava em 1.300 contos elevou-se a mais de 2.500 contos. 

DIVERSAS 

Os embarques de mercadorias na Viação Ferrea - Estão livres, hoje, para os despachos de cargas na estação central da Viação Ferrea, as linhas de Santa Maria, Fronteira, Serra e Caxias, serie A, e para os despachos de encommendas todas as linhas. 

O centenario de Bartholomeu Mitre - O general Alfredo Ribeiro da Costa, actual commandante da 6ª brigada de infantaria aquartelada nesta capital, acaba de ser designado pelo governo da União para representar o Brasil nas festas do centenario do general Bartholomeu Mitre, que se realizarão no dia 26 do corrente na Argentina. 

Academicos uruguayos - Hontem, antes de embarcar para o sul do Estado, os academicos uruguayos proseguiram nas suas visitas de estudos ás obras do porto da capital. Estiveram elles na praça Martins de Lima em visita a todas as dependencias ali existentes das obras do porto. Terminada essa visita, foram percorridos os trabalhos municipaes, visitando demoradamente as installações de abastecimento de água. Terminada esta visita, recolheram-se os estudantes uruguayos ao Grande Hotel, onde se hospedaram. Hontem, ás 14 horas, no rebocador Julio de Castilhos, embarcaram com destino ao sul do Estado, onde farão estudos nas obras dos canáes interiores, balisamento e pharoes. 

TELEGRAMMAS

O anniversario da batalha do Riachuelo

S. Paulo, 10 - Continuam animados os preparativos para “a festa do marinheiro” que será levada á effeito, amanhã, em commemoração ao anniversario da batalha naval do Riachuelo. Os festejos começarão pela madrugada quando serão executadas alvoradas festivas nos quartéis, fechando todo o commercio ao meio-dia. As casas commerciaes, ornamentarão suas vitrines, para o que foi estabelecido concurso para saber qual a florista que as engalanará com mais gosto. 

O problema russo - A situação em Petrograd 

Copenhague, 10 - Segundo noticias vindas de Riga, a situação em Petrograd está se tornando cada vez mais precaria. O presidente do conselho federal de Petrograd, em reunião do comité executivo russo, declarou que todas as firmas industriaes da ex-capital russa deviam fechar em julho, a menos que chegasse carvão. O sr. Zinowieff affirmou que o abatimento entre os trabalhadores póde dar motivo e tornar facil novamente a agitação contra-revolucionaria. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de junho na história
1855-
Iniciam as obras da Estrada de Ferro da Central do Brasil, que eram então chamadas de D. Pedro II. 
1910 - Nasce o oceanógrafo francês Jacques Costeau.
1970 - Embaixador alemão é sequestrado no RJ e depois trocado por 40 presos políticos. 
1979 - Morre o ator norte-americano de filmes de western John Wayne. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895