A Companhia Força e Luz remodela seus serviços

A Companhia Força e Luz remodela seus serviços

Correio do Povo do dia 12 de junho de 1921, domingo, noticiava

Renato Bohusch

As oficinas da Força e Luz passavam por uma remodelação

publicidade

As officinas da Companhia Força e Luz

A Companhia Força e Luz está remodelando as suas officinas situadas na avenida Redempção, isto é no mesmo local destinado á sua estação. As secções de carpíntaria, mecanica, fundição, de electricidade e outras, estão convenientemente apparelhadas para os fins a que se destinam, sendo para notar muitas das machinas empregadas neste, ou naquelle trabalho, foram feitas nas proprias officinas da Força e Luz. Á testa das mesmas se acha o engenheiro C.W.Muller, que ha varios annos, vem ali prestando os seus serviços. Hontem, um dos representantes desta Folha esteve nas referidas officinas, tendo então opportunidade de verificar do gráo de adeantamento que as mesmas attingiram prestando, assim, desde certo tempo, bons serviços áquella empreza.

DIVERSAS

Felix da Cunha - Passou, hontem, o 56º annivesario da morte do grande tribuno rio-grandense, poeta e jornalista dr. Felix Xavier da Cunha. Contava apenas 35 annos de idade, tão illustre patricio, que tanto nobilitou a nossa patria pela grandeza do seu civismo e pelo explendor de sua eloquencia. Expirava o illustre patriota cercado de sua familia e muitos amigos entre os quaes o seu companheiro de infancia, o conselheiro Gaspar Silveira Martins, no momento em que a manifestação passava pela frente de sua residencia no dia da victoria do Riachuelo. E apertando a mão de Silveira Martins pronunciava as suas ultimas palavras: “Que gloria para a nossa patria”.
A nova cathedral - A fim de completar o terreno necessario a construcção da futura cathedral desta capital foi adquirido o predio situado á rua do Espirtito Santo n. 7, até então pertencente aos herdeiros do finado sr. Francisco Borges de Freitas. 

TELEGRAMMAS

O problema russo - O Congresso da Terceira Internacional

Riga, 11 - Inaugurou os seus trabalhos, o Congresso da Terceira Internacional. Segundo telegrammas vindos de Moscou, estão sendo preparados mais tres decretos com importantes e radicais modificações no systema communista, os quaes deverão ser promulgados pelo sr. Lenine. O primeiro dos referidos decretos permitte deposito illimitado e saques por particulares nos bancos do Estado ou cooperativistas. O segundo limita dos commissarios do povo ao julgamento dos casos de revoltas, banditismo, conspirações e espionagem, deixando os outros crimes á alçada dos tribunaes. O terceiro estabelece a abolição das passagens livres nas estradas de ferro e o porte livre nos Correios, creando taxas para as viagens e cartas. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 12 de junho na história
1930 -
Começa a circular no Rio de Janeiro o jornal Diário de Notícias. 
1937 - O general Tukhatcheski e outros sete oficiais são executados por espionagem na URSS.
1951 - Fundação do Jornal Última Hora, de Samuel Wainer, no RJ.
1964 - Nelson Mandela, líder africano, é condenado à prisão perpétua.
1994 - Basquete feminino do Brasil ganha mundial na Austrália. 

O dia 13 de junho na história
1888 -
Nasce o poeta Fernando Pessoa. 
1951 - Fundação da Internacional Socialista em Frankfurt. 
1964 - Criação do SNI pelo general Golbery do Couto e Silva.
1981 - Morre o candidato á presidência brigadeiro Eduardo Gomes.
1991 - Pedro Malan é indicado negociador da dívida externa.
1998 - Morre o arquiteto Lúcio Costa, responsável por urbanizar Brasília.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895