Uma nova solução para a crise do carvão

Uma nova solução para a crise do carvão

Correio do Povo do dia 7 de junho de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os proprietários das minas de carvão iriam negociar com os mineiros.

publicidade

Agitação industrial na Inglaterra - A questão do carvão - reducção dos salários

Londres, 6 - Uma nova solução para a crise do carvão vai ser tentada por meio de negociações directas entre patrões e operarios. Por isso já os patrões deram os necessarios passos para uma conferencia com os delegados executivos mineiros, afim de ser estudado o assumpto no interesse de uns e outros. Hontem, á noite, foi publicada uma informação semi-official, affirmando que a gréve está causando um “deficit” approximado de nove e meio milhões de libras mensaes contra as estradas de ferro que se acham sob controle do governo, sendo que os portadores de acções devem ser compensados á custa dos contribuintes. 

DIVERSAS

União Israelita Porto Alegrense - Esta sociedade acaba de adquirir por compra o predio onde funcciona a 6 annos, á rua Barros Cassal ns. 160, 162 e 164. Estiveram presentes a assignatura do acto de compra, como representantes da dita sociedade os srs. Leon Bach, presidente em exercicio, Salomão Levy, presidente honorario, Mauricio Pesis, secretario e Salomão Frigmann, thesoureiro e, como vendedor o sr. Otto Niemeyer, capitalista desta praça. Os papeis foram passados no cartorio do notario coronel Azevedo. Esta transacção foi feita pela quantia de 57:000$000. 

Entrega de um legado - O sr. Pedro Chaves Barcellos, capitalista ha mezes fallecido, deixou diversos legados a estabelecimentos pios desta capital. Entre as instituições beneficiadas, consta a Santa Casa daqui, que foi contemplada com um legado de cem contos de réis. Hontem, a firma Chaves & Almeida, da qual o extincto fazia parte, fez a entrega daquella importancia por meio de um cheque saccado contra a filial do River Plate Bank a favor da Santa Casa. Esta vae homenagear o seu bemfeitor, collocando o retrato do sr. Pedro Chaves Barcellos no seu salão de honra. 

Objectos perdidos - O sr. Carlos Silva depositou em nosso escriptorio uma chave encontrada á rua Sete de Setembro.

TELEGRAMMAS

Exodo de colonos 

Carasinho, 4 - Continúa o exodo dos colonos para as colonias San Alberto e Sol de Maio, na Republica Argentina. Interrogados, os mesmos declararam que a sua saida era devido á falta de trabalho e, sobretudo, á desvalorisação dos productos, por falta de compradores. São, pois, obrigados a abandonar os seus lares em procura de melhores condições de vida. Accresce as circumstancias de serem alguns desses colonos abastados, levando consigo importantes quantias, que serão applicadas no desenvolvimento do progresso argentino, em prejuizo do nosso. Os exportadores de productos declararam ter suspenso as compras pela falta de transporte.

O regresso do sr. Nilo Peçanha 

Rio, 6 - A chegada hontem, do dr. Nilo Peçanha foi acontecimento não só politico como popular, devido á sua posição de chefe do partido republicano fluminense, era aquelle motivo de grande agitação, emquanto o povo recebia festivamente o ex-presidente e ex-chanceler, cuja popularidade não precisa ser lembrada. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 7 de junho na história

1494 - Assinatura do Tratado de Tordesilhas. 
1885 - Ruy Barbosa pronuncia discurso abolicionista no Rio de Janeiro.
1957 - Chega ao Brasil o presidente de Portugal Craveiro Lopes, sob protestos de antissalazaristas.
1980 - Morre o escritor Henry Muller. 
1989 - Morre a cantora Nara Leão.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895