Culpados são fuzilados na Alta Silesia

Culpados são fuzilados na Alta Silesia

Correio do Povo do dia 5 de junho de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Carro blindado korfanti, usado pelos polacos no conflito da Alta Silesia.

publicidade

Os successos da Alta Silesia 

Kattowitz, 4 - Desde a noite de quinta-feira começaram os saques, incendios e assassinatos praticados pelos insurrectos, na zona occupada pelos polacos. Para conter os excessos dos insubordinados, os respectivos chefes têm procurado instituir a mais rigida disciplina, fuzilando os culpados, logo que tem conhecimento dos factos. Assim, nada menos de seis foram fuzilados hoje, a um tempo, por diversos crimes. Apesar do rigor das sentenças da corte marcial, porém os polacos continuam em attitude rebelde, tentando apossar-se dos comboios de alimentos. Ainda hoje foi morto nos arredores de Kattowitz um jovem allemão, não tendo havido intervenção durante o crime.

DIVERSAS

As festas de hoje da colonia italiana 

Promettem revestir-se de brilhantismo as festas que a colonia italiana realisará hoje, em commemoração da data anniversaria da promulgação da constituição da Italia. Estas festas effectuar-se-ão ás 9 horas, no salão da “Vitorio Emmanuele II”, sob o patrocinio do Comitato Dante Allighieri e com o concurso das sociedades italianas locaes. Aproveitando a occasião, o cave. Massimo Goffredo, consul, dará, ali, recepção, dispensando, assim, os seus compatriotas de irem a séde do consulado. Hoje, ás 8 1/2 horas, uma commissão de reservistas italianos residentes nesta capital, irá prestar significativa homenagem ao monumento de José e Annita Garibaldi. A commissão que faz parte da Sociedade Reduci de Guerra, depositarão ali, uma coroa. A commissão seguirá para a praça Garibaldi incorporada ás 9 horas, tomando parte nos festejos que se realisarão na séde da Sociedade Vittorio Emmanuele II.

TELEGRAMMAS

A succesão presidencial 

Regresso do dr. Flores da Cunha

Uruguayana, 3 - Será realisado amanhã, ás 20 horas, uma imponente manifestação de applausos a attitude do dr. Borges de Medeiros, em face da successão presidencial da Republica. Os manifestantes se reunirão na praça da Rendição. Falarão ahi os drs. Flôres da Cunha e Oswaldo Aranha, sendo formado um prestito que percorrerá as ruas da cidade, indo a frente das redacções dos jornaes, onde falarão diversos oradores. Regressou, ante-hontem, do Rio, o intendente, dr. Flôres da Cunha, que fóra áquella capital incumbido pelas classes conservadoras de conseguir a installação de uma agencia do Banco do Brasil aqui. O dr. Flôres recebeu a communicação do presidente Epitacio Pessoa que o seu pleito seria attendido. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de junho na história

1880 - Toma assento no Senado Gaspar Silveira Martins.
1941 - Nasce o cantor e compositor Erasmo Carlos.
1946 - Nasce a cantora Wanderléa. 
1967 - Livro “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Marques, é lançado.
1967 - Israel dá início à Guerra dos Seis Dias.
2000 - Morre aos 58 anos o cantor João Nogueira.

O dia 6 de junho na história

1818 - Fundação do Museu Nacional.
1933 - Criação do Instituto Brasileiro do Açúcar e do Álcool.
1951 - Lançamento do jornal O Dia.
1986 - Morre a atriz Lilian Lemmertz. 
1988 - Greve geral contra o Apartheid na África do Sul. 
2000 - Morre o cantor e compositor Moreira da Silva.

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895