Conflitos entre socialistas e fascistas na Itália

Conflitos entre socialistas e fascistas na Itália

Correio do Povo do dia 13 de abril de 1921, quarta-feira, noticiava:

Os fascistas usavam a violência contra os socialistas

publicidade

A situação politica na Italia - prossegue a luta eleitoral 

Roma, 12 - Houve domingo mais um dos usuaes encontros entre socialistas e “fascistas”. Com um morto e quatro feridos, em Arezzo. Os “fascistas” arrancaram de suas casas varios socialistas. Inclusive o deputado Mascagni. Forçando os a assignar uma affirmação de abstenção de propaganda. Em seguida, destruiram a Bolsa do Trabalho. Em Catignano, os “fascistas’ maltrataram o deputado Agostinone, na occasião em que este fazia um discurso de propaganda eleitoral. Houve lutas mais serias em Ponte Lagoscuro, na provincia de Ferrara, e Imola, na provincia de Bologna, saindo varias pessoas feridas. Os “fascistas” tomaram a ultima cidade, o que consideram um grande feito, pois a mesma era um forte baluarte dos socialistas, sendo resistencia do deputado Graziadei, cujos amigos se vangloriavam de não haverem os “fascistas’ jamais ousado por os pés ali. 

DIVERSAS 

A Associação Rio Grandense de Imprensa - Em reunião ordinaria, hontem realizada, a directoria desta Associação resolveu, de accôrdo com o n. 4 do artigo 1º. de seus estatutos, promover a commemoração da data da instituição da imprensa no Brasil, a qual passará a 13 de maio proximo. A directoria da Associação deliberou a constituição de uma grande commissão para organisar o programma das festas na execução do qual será auxiliada por todos os membros da mesma directoria. Para essa commissão foram nomeados os nossos collegas Moacyr Godoy Ilha, Arlindo Ramos, Figueiredo Filho, dr. Arno Philipp, Germano Gundlach, Francisco Xavier da Costa, Benevenuto Crocetta e os nossos companheiros dr. Leonardo Truda, Roque Callage e Archimedes Fortini. Essa commissão reunir-se-á ainda esta semana para iniciar os trabalhos. 

Perfumaria Brancol - Á rua dos Andradas n. 314, foi, ante-hontem, inaugurada a perfumaria Brancol, creada pela casa Brancol & C. que tem como agentes nesta capital os srs. R. Santos & C. O novo estabelecimento, dotado de luxuosa installação, está perfeitamente adaptado ao fim a que se destina. Nelle são expostos a venda alem dos preparados Brancol, já bastante conhecidos nesta capital, perfumarias extrangeiras e outros artigos para locador. Ao acto inaugural, que teve logar ás 16 horas, compareceram representantes do commercio local e outras pessoas que foram obsequiadas pelos dirigentes da nova casa. 

TELEGRAMMAS

Criação de uma cooperativa de fazendeiros 

Uruguayana, 12 - Houve, hontem, no Clube Commercial, uma reunião de fazendeiros afim de se constituir uma cooperativa dos mesmos. Um dos principaes fins dessa será adquirir um saladeiro para matar os gados dos fazendeiros deste municipio e, sendo possivel, dos municipios visinhos. Nesta reunião ficou constituida uma commissão para organisar a cooperativa, a qual será fundada quando o numero de socios attingir a 20, afim de ser comprado o saladeiro da firma Barbará & C. pelo preço de 300:000$000. Pagaveis a um anno de praso e sem juros. A Commissão referida recebeu muitas adhesões para esta importante idea, que virá melhorar a situação dos fazendeiros daqui. Hoje, a tardinha a firma propriedade daquelle saladeiro resolveu cedel-o gratuitamente para os fazendeiros abaterem os seus gados na presente safra. A peste bovina

S. Paulo, 12 - Estão aqui, com procedencia da Republica oriental do Uruguay, os srs. Cassamaqui e Rubino, os quaes vieram estudar a peste bovina no local, onde o terrivel mal se manifestou, causando a morte de muitos bovinos. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

O dia 13 de abril na história

1870 - Criação do Museum Metropolitan. 
1907 - Lançamento da Revista Fon Fon, que se destacou pelas caricaturas.
1919 - Epitácio Pessoa vence Rui Barbosa e é eleito presidente. 
1922 - Nasce a sambista Ivone Lara.
1964 - Castelo Branco decreta intervenção na Universidade de Brasília.
1977 - Ernesto Geisel promove a Reforma do Judiciário pela EC nº 7. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895