Sugerido adiantamento da próxima eleição federal nesse Estado

Sugerido adiantamento da próxima eleição federal nesse Estado

Correio do Povo do dia 13 de dezembro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renat Bohusch

Deputado Antunes Maciel

publicidade

Politica rio-grandense - As proximas eleições federaes no Rio Grande do Sul 

Rio, 11 - Na sessão de hoje, na Câmara, foi lido um telegramma da Associação Commercial de Bagé, suggerindo o adiamento da proxima eleição federal nesse Estado para maio em virtude da perturbação da ordem ahi reinante. O sr. Antunes Maciel tratou do mesmo assumpto, achando que o adiamento das eleições no Rio Grande se impunha e formulou um projecto nesse sentido adiando as eleições para maio. O orador argumentou com fato identico occorrido no governo do marechal Floriano. Transmittida essa proposta ao dr. Borges de Medeiros, por intermedio do coronel Tupy Silveira, o dr. Borges de Medeiros respondeu nos termos seguintes: “Podeis dizer ao general Setembrino que me comprometto a empenhar-me pelo adiamento da eleição federal para maio, assegurando antecipado o voto da bancada riograndense nesse sentido. Quanto á fiscalisação especial da eleição, dependendo de resolução do presidente da Republica, estarei pela solução que elle der”.

DIVERSAS 

Exportação de productos rio-grandenses - Em duas chatas foram embarcadas em transito para o vapor “Heigam” , 1400 caixas de banha, que se destinam aos portos seguintes: para o Havre, 400 caixas; para Rotterdam 500; para Antuerpia, 500. Em transito para o vapor Bilbao e destinadas ao porto de Hamburgo foram embarcadas em duas chatas as seguintes mercadorias: 181 caixas de conservas, 4.762 couros salgados, 510 caixas de toucinho, 4298 couros seccos, 1525 caixas de banha, 50 saccos de arroz, 625 saccos de lentilha, 270 fardos de fumo em folha.

Collegio Sevigné - Conforme noticiámos realisou-se, hontem, ás 9 horas, o encerramento do anno lectivo do Collegio Sevigné, dirigido pelas madres da Ordem de S. José.

Devolução de um memorial dos fabricantes de queijo de Bento Gonçalves 

O dr. Genulpho Freire, delegado fiscal, devolveu, hontem, á secretaria do Interior deste Estado um memorial dos fabricantes de queijo de Bento Gonçalves, pedindo para que os seus productos fossem assimilados aos de Minas Geraes, assim como quanto á maneira dos mesmos serem sellados, declarando que, tratando-se de lei emanada pelo Congresso Nacional e regulamentada pelo Ministerio da Fazenda, só a este competia tomar em consideração o conteudo do memorial.

TELEGRAMMAS

Um film da revolução

Cachoeira, 12 - Foi exhibido no Coliseu o film de propriedade do dr. Benjamin Camozatto, denominado “A revolução rio-grandense”, trabalho esse composto de quatro partes. A fita muito agradou ao numeroso publico que a assistiu. 

A obrigatoriedade do 

ensino profissional 

Rio, 11 - A commissão de Finanças da Camara approvou o parecer do sr. Octavio Mangabeira favoravel ao projecto de obrigatoriedade do ensino profissional com um substitutivo da commissão de instrucção. 

Violinista Pery Machado 

Curityba, 12 - Realisou-se o segundo concerto do violinista riograndense Pery Machado, estando o theatro Guayva litteralmente cheio. Executou o concertista um excellente programma , bisando varios numeros, entre os quaes o “Concerto em ré maior”, de Mozart, e a “Zamacueca”, de Sarasate. No intervalo, um representante da imprensa, em nome do industrial Guilherme Tipplemann, offereceu ao violinista, um riquissimo violino de fabrico paranaense.

A grafia da epoca está

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de dezembro na história

1912 - Nasce o cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento. 
1957 - Primeiros aparelhos portáteis de televisão são vendidos na Alemanha Ocidental. 
1968 - AI-5 é editado, num golpe dentro do golpe. Congresso é fechado e tem início nova onda de cassações. 
1990 - Dinheiro retido pelo governo Collor começa a ser liberado.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895