Conferências sobre o restabelecimento da paz
Correio do Povo do dia 6 de dezembro de 1923, quinta-feira, noticiava:
publicidade
A situação do Estado
O major Euclydes Figueiredo e a comitiva do general Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra, esteve, hontem, novamente, no palacio do governo, em conferencia com o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. Aquelle official, como já noticiámos, veio a esta capital, em missão reservada junto ao presidente do Estado, tendo sido o portador de documentos referentes ás negociações pelo restabelecimento da paz. Sobre a conferencia de hontem, cuja duração foi superior a uma hora, tendo sido assistida pelo deputado Nabuco Gouvêa, nada absolutamente transpirou.
DIVERSAS
O furacão da madrugada de hontem
Desabaram a parte da frente do Theatro Apollo e uma parede do edificio do Club Caixeiral, em construcção
Sobre a nossa capital desabou, na madrugada de hontem, um violento temporal acompanhado de descargas electricas e de uma copiosa carga dagua. A chuva que acompanhou o temporal teve começo pouco depois das 3 1/2 horas, prolongando-se até ás 5 horas da manhã. A phase em que o temporal se fez sentir com maior violencia durou desde ás 4 até ás 5 horas, quando o vento - segundo nota distribuida pelo Instituto Astronomico e Meteorologico da Escola de Engenharia - attingiu por vezes, á velocidade maxima de 97 kilometros por hora, ou sejam 27 metros por segundo. Esta velocidade do vento ultrapassou todas as velocidades registradas em Porto Alegre desde o anno de 1913. O vento mais forte que se tinha registrado até então - declara tambem o mesmo boletim - fôra de 24 metros por segundo, o que foi observado em 10 de agosto de 1922. O que se fez sentir na madrugada passada foi-lhe, pois, mais violento em 3 metros por segundo. Damos a seguir, a relação dos estragos por elle causados e que chegaram ao conhecimento da nossa reportagem. No Theatro Apollo, no edificio do club Caixeiral, o relogio dos Correios e Telegraphos, entre outros.
TELEGRAMMAS
Santa Catharina
Construcção do palacio
episcopal
Florianopolis, 5 - Commemorando o anniversario de d. Joaquim de Oliveira, bispo desta diocese, foi hontem lançada a pedra fundamental do novo palacio episcopal, no mesmo logar onde o incendio destruiu o antigo palacio.
A nova catheral
Florianopolis, 5 - Está marcada para o dia 1º de janeiro a inauguração da cathedral desta capital. Sociedade Catharinense
de Letras
Florianopolis, 5 - A Sociedade Catharinense de Letras realizará no dia 15 do corrente, no palácio do Congresso, a sessão de posse do poeta Agé Mannebeback, que será saudado pelo dr. Othon Deca. O desembargador José Boiteux fará tambem o elogio do patrono de sua cadeira, o brigadeiro Jeronymo Coelho.
Coronel Fernando Machado
será homenageado
Florianópolis, 5 - Será homenageado, em frente ao seu monumento, o coronel Fernando Machado, um dos bravos da Guerra do Paraguai.
A grafia da época está
preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 6 de dezembro na história
1914 - Pancho Villa ocupa a capital do México.
1951 - Getúlio Vargas envia ao Congresso decreto que cria a Petrobras.
1969 - Morre aos 89 anos, João Cândido, o líder da Revolta da Chibata.
1976 - Morre o ex-presidente João Goulart. Mais de 20 mil participam dos funerais em São Borja.
1983 - Unesco declara S. Miguel das Missões Patrimônio da Humanidade.