Cruz Vermelha efetuam homenagens aos revolucionários mortos em combate
Correio do Povo do dia 5 de dezembro de 1923, quarta-feira, noticiava:
publicidade
Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado
Noticias de Pelotas
Pelotas, 8 - Foram celebradas, hoje, exequias pela memoria dos revolucionarios que tombaram por occasião da tomada desta cidade. Após essas cerimonias foi resada uma missa por alma do major Baptista Gomes, morto no assalto do 1º posto. Ambos os actos foram effectuados por iniciativa da Cruz Vermelha. O commandante do 9º regimento mandou prender por 8 dias o sargento Dorval Braga, pertencente á guarnição do Rio Grande, por ter o mesmo pronunciado um discurso em nome da classe, por occasião da romaria promovida por amigos do extincto subintendente Vernetti, morto por occasião do ataque a esta cidade.
DIVERSAS
Estrada de ferro do Riacho - Com o trem que saiu ante-hontem, ás 18 horas, foi restabelecido o trafego na estrada de ferro Riacho á Tristeza e que se achava interrompido desde domingo ultimo. Em consequencia de um descarrillamento occorrido nas proximidades da estação onde se acha installado o deposito do Asseio Publico.
A immigração na Argentina - A immigração na Argentina, diz “La Razon”, de Buenos Aires, chega como nunca chegou. O nome da Republica Argentina sôa na Asia, como uma campainha magica. Um só transatlantico acaba de transportar 1.500 europeus com passagem de terceira classe. Pelas noticias consulares sabemos que a tendencia é para augmentar. A restricção imposta pelos Estados Unidos favorece a Argentina. Taes são as informações do jornal de onde o Serviço de Informações do Ministério da Agricultura extrahiu esta noticia. De informações de origem official publicadas na República vizinha, consta a entrada de janeiro a 30 de setembro deste anno, de 146.533 immigrantes. Deste numero, os que mais avultuam são os italianos, seguindo-se-lhes os hespanhóes, os polacos e os allemães. Ha poucos dias foi apresentado ao parlamento da Republica da Argentina um projecto com um objectivo de reformar a lei de cidadania cuja existencia ultrapassa de meio século.
TELEGRAMMAS
As thermas de Caldas da Imperatriz
Florianopolis, 4 - Regressou para S. Paulo o dr. Ranulpho Guimarães, encarregado pelo governo daquelle Estado a pedido do de Santa Catharina, de examinar as aguas thermaes de Caldas da Imperatriz. O dr. Ranulpho, que manifestou a melhor impressão quanto ao valor radio-activo das referidas aguas, disse que o problema da extincção do impaludismo da zona proxima das thermas é de facil solução.
Florianopolis, 4 - Chegaram do Rio de Janeiro e estão sendo montados no local das aguas thermaes de Caldas da Imperatriz os machinismos destinados ao engarrafamento de aguas.
O terremoto no Japão
Tokio, 3 - Disseram-nos, em tempo, os telegrammas, o que foi o terremoto que assolou o Japão, numa das mais espantosas catastrophes a que o mundo tem assistido. Vieram-nos depois, a respeito, mais detalhadas noticias descrevendo os effeitos do cataclysma. Relatam que em um recinto onde havia uma grande praça, mais de 35 mil pessoas morreram queimadas.
A grafia da época está
preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 5 de dezembro na história
1891 - Morre no exílio, em Paris, de Pneumonia, D. Pedro II.
1901 - Nasce Walt Disney, criador de personagens de quadrinhos.
1908 - Fundação da Cruz Vermelha.
1916 - Morre o pintor francês Claude Monet.
1933 - Fim da Lei Seca nos Estados Unidos.
1985 - Morre o cantor e compositor Teixeirinha.