General Felippe Portinho é aclamado por admiradores na cidade de Cachoeira

General Felippe Portinho é aclamado por admiradores na cidade de Cachoeira

Correio do Povo do dia 20 de novembro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Grupo de revolucionários em Bagé

publicidade

Politica rio-grandense 

A missão pacificadora de Setembrino de Carvalho

Cachoeira, 19 - De volta da reunião de Bagé, passou aqui hontem, em trem especial, o general Felippe Portinho, que estava acompanhado de seu estado-maior. Foi recebido na gare por grande numero de admiradores, amigos e correligionarios. Os itinerantes desceram á cidade, onde receberam diversas homenagens. Senhoras e senhoritas offereceram-lhe muitas flores. Agradecendo, em nome do general Portinho, as homenagens recebidas, falou na estação o major Lanza Cordeiro. O trem prosseguiu viagem, sendo dados por occasião da partida, innumeros vivas áquelle general e aos proceres da opposição. 

Caxias, 19 - No Hotel Dante se hospedou O chefe revolucionario general Portinho e a sua comitiva. 

DIVERSAS 

O dia da bandeira - O dia de hontem assignalou a passagem de mais um anniversario do decreto que instituiu a bandeira nacional. Ás 12 horas, foi o pavilhão brasileiro içado na fachada das repartições publicas, quarteis, jornaes, associações, corporações e clubs e um grande numero de estabelecimentos commerciaes, que fecharam as suas portas ao meio dia. Nos quarteis foram feitas prelecções ás praças sobre a data. A festa da bandeira foi comemorada, tambem na administração do porto desta capital, sendo, ás 12 horas, perante todos os funccionarios e corpo de guardas civis que ali formou, içado o pavilhão nacional, debaixo de prolongada salva de palmas. A seguir, usou a palavra o dr. Hercilio Domingues, director do Porto. 

Senador Pinheiro Machado - A exma. sra. d. Benedicta Pinheiro Machado, viuva do senador Pinheiro Machado, offereceu-nos exemplares dos discursos pronunciados no Senado Federal sobre a aministia aos marinheiros, do caso do “Satellite”, e a intervenção no Estado do Rio, por aquelle representante do Rio Grande do Sul, em 21, 22 e 24 de dezembro de 1914 e 20 de janeiro de 1915, bem como do “O assassinato do general Pinheiro Machado”. O primeiro forma um volume de 86 paginas e o segundo de 200. O ultimo delles foi editado em 1917, pela livraria Jacintho Ribeiro Santos. 

TELEGRAMMAS

Um film da Revolução 

Passo Fundo, 17 - Diante das autoridades policiaes, representantes da imprensa e algumas pessoas gradas foi, hoje, exhibido um film intitulado “A revolução Rio Grandense”, de propriedade do sr. Benjamin Camozato e que agradou ás pessoas que o assistiram. Esse film contem scenas, principalmente da região serrana. 

A vaga de Ruy Barbosa 

Rio, 17 - A Academia de Letras elegeu o sr. Laudelino Freire para a vaga de Ruy Barbosa, por 23 votos contra 13, dados ao historiador Rocha Pombo.

A situação européa

Officiaes alliados aggredidos  e maltratados

Leipzig, 18 - Um grupo de sub-officiaes allemães penetrou nos aposentos de um tenente belga, que faz parte da missão inter-alliada e contrôle e apontando-lhe revólvers obrigou-o a seguir para um quartel. Uma vez ahi o alludido official foi maltratado pelos soldados, até que, já de manhã foi abandonado no pateo. Soldados da Reichswehr insultaram e maltrataram um official francez. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de novembro na história

1695 - Morre em combate o líder da resistência negra escravagista, Zumbi do Palmares.

1910 - Morre o romancista russo Leon Tolstoi.

1911 - Manifestação em Londres a favor do voto da mulher. 

1975 - Morre o general ditador da Espanha Francisco Franco. 

1995 - Princesa Diana revela na TV que traiu o príncipe Charles. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895